Spoleto sofistica restaurantes e pratos: ingredientes serão 100% frescos, mas preço não aumentará

Entre as principais novidades está a mudança de segmento: a marca deixa de fazer parte do ramo de fast food e passa a inserir-se no de fast casual

Júlia Miozzo

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SÃO PAULO – A rede de franquias e culinária italiana Spoleto anunciou nesta sexta-feira (23) durante a ABF Franchising Expo uma mudança no conceito e na marca dos restaurantes, além de um plano de expansão para esse novo modelo.

Entre as principais novidades está a mudança de segmento: a marca deixa de fazer parte do ramo de fast food e passa a inserir-se no de fast casual, conceito que promete a agilidade no atendimento, ao mesmo tempo em que ele, os produtos e o ambiente têm mais qualidade e sofisticação.

Em comunicado, a marca explica algumas das novidades: a identidade visual dos restaurantes foi reformulada; os gerentes das lojas passam a receber treinamento capacitado em cozinha; os pratos passam a contar com ingredientes frescos e refinados, feitos nos próprios restaurantes.

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Entre as mudanças nos pratos estão a reformulação dos molhos, que passam a ter receita e ingredientes italianos: o molho ao sugo passa a ser pomodoro, contendo polpa de tomate da Itália; e ao invés de azeite ou manteiga, os clientes poderão escolher entre azeite ou pesto, que são mais característicos da culinária italiana.

Novos ingredientes para o molho também serão oferecidos: presunto parma, tomate assado com ervas frescas, alho assado, cebola caramelizada, frango em tiras marinado no vinho branco, champignon fresco com azeite fadista e mix de vegetais.

Além disso, a diretora de marca do Spoleto, Viviane Barros, disse em entrevista para o InfoMoney que todas as massas e ingredientes agora serão feitos no mesmo dia em que serão servidos. “Nossos gerentes, que agora são os chefs de cozinha responsáveis por cada restaurante, vão preparar todas as massas e ingredientes que podem ser escolhidos para o molho na manhã de cada dia, garantindo que ele será servido fresco”, disse.

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Cerca de 24 unidades da Spoleto já se enquadram no novo padrão da marca, que fiz com que ela apresentasse desempenho de 10% em produtos e 13% em faturamento acumulado ao ano. A expectativa é fechar o ano com 61 restaurantes neste novo modelo. As franquias abertas desde julho do ano passado já seguem este padrão.

Viviane também afirmou que a reformulação é uma forma de garantir a “democratização da culinária italiana”. “Nós queremos trazer aos clientes uma boa experiência com produtos aos quais eles não têm acesso no dia-a-dia, ao mesmo tempo em que mantemos o preço baixo”, disse. 

O que é necessário para abrir uma franquia

Para 2017, os planos da marca são de abrir cerca de 11 restaurantes novos e converter 20 unidades já abertas para o novo formato. Confira a seguir o raio-x da franquia, que apresenta os valores necessários para abertura de uma nova unidade:

Investimento necessário na franquia

Investimento médio em loja de shopping (40m²): a partir de R$ 495 mil (sem taxa)
Investimento médio em loja de rua (150m²): a partir de R$ 740 mil (sem taxa)
Faturamento médio mensal: R$ 104 mil
Taxa de franquia: R$ 60 mil
Taxa de publicidade: 2% do faturamento bruto para fundo nacional
Taxa de royalties: 6% do faturamento bruto mensal
Margem de lucro médio: 12 a 15%
Prazo médio de retorno do investimento: 36 a 40 meses
Número mínimo de funcionários por loja: 9 funcionários
Capital de Giro: R$ 20 mil
Prazo do Contrato: 5 anos