Conteúdo editorial apoiado por

Receita divulga total de declarações retidas em malha fina

Fisco liberou ontem (8) consulta ao último lota da restituição do IR

Publicidade

SÃO PAULO – Encerrado  o  processamento  dos lotes de restituição do IRPF 2014, constam hoje  nos  sistemas  da  Receita  Federal  um  total de 937.939 declarações retidas em malha fiscal.

Esse quantitativo se divide em 740.760 Declarações com  Imposto a Restituir; 174.301 Declarações com Imposto a Pagar; e 22.878 Declarações sem Saldo de Imposto a Pagar ou a Restituir.

Segundo o Fisco, o maior motivo de retenção em malha foi omissão de rendimentos, presente
em  52%  das retenções. A omissão de rendimentos acontece quando o valor do rendimento declarado na DIRPF (Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da  Pessoa Física) é menor do que o informado pela fonte pagadora em DIRF (Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte).

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em segundo lugar, despesas médicas, respondendo por 20% das retenções, seguido pela ausência de Dirf com 10% dos casos. Em  quarto  lugar,  a  quantidade de Dependentes declarada pelas pessoas físicas acarretou 7% das retenções.

Outros 6% das retenções foram causadas pela diferença entre o valor  do  Imposto  de  Renda  Retido na Fonte declarado pela pessoa física e o informado na Dirf por quem pagou o rendimento e reteve o IR na fonte.

O contribuinte pode consultar a situação da Declaração apresentada por meio do  serviço  Extrato  do  Processamento  da  DIRPF, disponível na página da Receita Federal da Internet.  O serviço é acessível por certificado digital válido  ou  código  de  acesso,  que pode ser gerado seguindo instruções na
própria página.

Continua depois da publicidade

É  importante  que o contribuinte verifique  se  existem  Pendências  na  Declaração e, depois de constatar  os erros apresentados,  o  contribuinte  pode corrigi-los  por meio de uma Declaração retificadora. Se não houver erro  e  o  contribuinte  tiver todos os documentos que
possam  comprovar  os  valores  declarados, apontados como pendências, é possível
agendar uma data para comparecer à Receita e apresentar a documentação.

O agendamento para DIRPF exercício 2014 começa a partir do dia 2 de janeiro.