Inadimplência cresce 6,58% em março e devedores somam 52,5 milhões

Número de inadimplentes vem acelerando desde o segundo semestre de 2013

Nara Faria

Ilustração mostra mulher diante de contas a pagar

Publicidade

SÃO PAULO – O SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) registrou um aumento de 6,58% no número de consumidores inadimplentes em março de 2014, ante o mesmo período do ano passado. Na avaliação da economista do SPC Brasil, Luiza Rodrigues, o resultado no mês reflete o atual cenário econômico de desaquecimento da economia brasileira e de alta de juros, que aumenta a dificuldade das famílias em honrar compromissos.

A inadimplência do consumidor vem acelerando desde o segundo semestre de 2013, coincidindo com a alta da taxa Selic (taxa básica de juros básicos) e, consequentemente, com o encarecimento do crédito.

De acordo com uma série histórica iniciada pelo SPC em 2011, esta é a segunda maior alta já registrada para meses de março. A partir deste dado, o SPC Brasil e a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) estimam que, ao fim de março, havia no Brasil cerca de 52,5 milhões de consumidores inadimplentes.

Continua depois da publicidade

Compras não planejadas
Na comparação com o mês de fevereiro, o número de consumidores inadimplentes subiu 1,31%. O resultado, segundo economistas, é consequência das compras não planejadas realizadas no Natal do ano passado, assim como nas liquidações de janeiro.

“As dívidas vencidas em dezembro e em janeiro ainda não foram pagas, o que explica o forte aumento do número de compromissos em atraso vencidos entre 31 e 90 dias. Isso sem mencionar o comprometimento do orçamento familiar com pagamentos de despesas típicas de início de ano como IPTU e IPVA”, explica a economista.

O número de dívidas em atraso na base de dados do SPC em março cresceu 0,75% em relação a fevereiro. A alta foi a segunda menor para março nos últimos cinco anos. Na comparação com março de 2013, a alta foi de 3,81%, maior ritmo de crescimento em 13 meses.