Mais de 99% dos consumidores são analfabetos financeiros, avalia pesquisa

A maioria das pessoas não sabe calcular os juros; apenas 4% disseram analisar o real custo financeiro dos financiamentos

Heraldo Marqueti Soares

Publicidade

SÃO PAULO – Uma pesquisa com internautas revelou que 99,2% dos consumidores não sabem fazer cálculos de juros nas compras a prazo. Os dados, levantados pelo portal Vida Econômica, foram coordenados pelo economista Miguel de Oliveira e realizado com 658 frequentadores do site, revelando assim, ser alto o percentual de pessoas que não sabe comparar as melhores condições de pagamentos, sofrendo “consequências nefastas do analfabetismo financeiro”, conforme relatou o site.

A pesquisa também diz que os consumidores observam o valor da prestação que cabe no bolso, sem a informação clara e precisa dos anúncios sobre a diferença entre a aquisição à vista e a prazo, de acordo com as orientações determinadas pelo Código de Defesa do Consumidor. Apenas 4% relataram observar o custo financeiro da compra, ou seja, o valor das taxas de juros cobradas.

O estudo ainda conta que a utilização do crédito de forma inadequada gera um cenário com muitas distorções nas relações de consumo, que “prejudicam o desenvolvimento e o crescimento econômico”, avalia .

Vontade de aprender
Dos 658 participantes das enquetes, 88% (579) reconheceram que precisam aprender a calcular os juros e que desejam portanto, adquirir tal conhecimento.

Continua depois da publicidade

Parte dos internautas também participou de um pequeno teste avaliando seus conhecimentos sobre juros, no qual havia duas proposições, sobre os seguintes financiamentos: uma TV em 12 parcelas e um veículo parcelado em 72 vezes. Das 25 pessoas que aceitaram o desafio, apenas 5, ou seja, 20%, acertaram o valor correto dos juros embutidos.