Grazziotin (CGRA4) tem lucro de R$ 24,24 milhões no 4º trimestre de 2022, alta anual de 7,3%

No ano, o lucro somou 119,07 milhões, queda de 31,8% frente os R$ 174,651 milhões registrados no ano anterior.

Equipe InfoMoney

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A varejista Grazziotin (CGRA4), com atuação no sul do Brasil, registrou lucro líquido de R$ 24,24 milhões no quarto trimestre de 2022 (4T22), avanço de 7,3% na comparação anual, informou a companhia na noite desta sexta-feira (17).

“Iniciamos o mês de outubro com as vendas abaixo de nossas expectativas. Mas isso tem uma explicação: nossas operações localizam-se no sul do país, onde as temperaturas foram mais baixas do que aquelas esperadas para o período e exerceram impacto negativo nas vendas do 3T e do início do 4T. Nossas lojas, nessa época, já realizavam a transição dos produtos de inverno para a coleção de verão. Mesmo com essa dificuldade, melhoramos a lucratividade nas vendas”, afirmou a empresa.

No ano, o lucro somou 119,07 milhões, queda de 31,8% frente os R$ 174,651 milhões registrados no ano anterior.

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O lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (Ebitda, na sigla em inglês) teve queda de 41,7% nos últimos três meses do ano na comparação anual, para R$ 25,02 milhões. Em 2022 frente 2021, a queda foi de 36%, para R$ 134,8 milhões.

A receita líquida do 4T22 teve leve alta de 1,1% frente o 4T21, a R$ 186,167 milhões, subindo 11,8% em 2022, para R$ 647,54 milhões. Com isso, a margem Ebitda (Ebitda sobre receita) caiu 9,9 pontos percentuais (p.p.) na comparação anual, indo de 23,3% no 4T21 para 13,4% no 4T22, fechando o ano a 20,8% (-15,5 p.p. ano a ano).

A venda bruta das mesmas lojas no 4T22 totalizou R$ 259,992 milhões, queda de 1% em relação ao 4T21. As vendas das novas lojas, inauguradas posteriormente ao 4T21, representaram 4,4% da venda bruta do 4T22. O tíquete médio nas vendas totais foi de R$ 143,02, alta de 3,1% na comparação anual. Nas vendas a prazo, o avanço foi de 2,3%, para R$ 207,82.

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“Nosso plano de investimento na expansão e na remodelação de nossas unidades, avançou: uma loja nova e 15 reinauguradas, nesse 4T. Melhoramos nossos canais digitais”, apontou a companhia.

Já a Grazziotin Financeira contou com um crescimento de carteira de 57% em relação ao mesmo período do ano anterior. “Houve, porém, um crescimento significativo no índice de inadimplência. Isso foi influenciado pelo cenário macroeconômico, que acusou maior endividamento das famílias e das pessoas em geral”, afirma a companhia. A inadimplência no crediário subiu de 3,4% em dezembro de 2021 para 6,1% em dezembro de 2022.

As despesas com vendas no 4T22 subiram 13,2% frente o 4T21, para R$ 51,33 milhões, com o aumento das contas: Despesa com Aluguel, Depreciação e Amortização, Fretes e Transferência, Recebimentos por Cartões de Crédito e Débito, Manutenção de Prédios e Instalações, Telecomunicações, Despesa com Cobrança e Despesa com Propaganda.

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Já as despesas gerais e administrativas caíram 14%, para R$ 20,9 milhões: por conta Participação nos lucros de Colaboradores, que em 2021 foi lançado o valor total no mês de dezembro, e durante o ano de 2022, passou a ser a lançada trimestralmente.