Publicidade
SÃO PAULO – O otimismo do brasileiro em relação ao endividamento futuro subiu em outubro, na comparação com o mês anterior, de acordo com o Inec (Índice Nacional de Expectativa do Consumidor), divulgado nesta sexta-feira (28) pela CNI (Confederação Nacional da Indústria).
O índice que mede o endividamento ficou em 108,3 pontos no décimo mês do ano. Em relação a outubro de 2010, o índice mostrou queda de 5,1%, já que, à época, estava em 114,1 pontos. No índice, uma pontuação acima de 100 significa otimismo e, abaixo dessa marca, pessimismo.
Perspectivas
Questionados sobre qual a expectativa para os próximos meses em relação ao próprio endividamento, 40% dos consumidores afirmaram que terão o mesmo número de dívidas dos últimos três meses, de acordo com a tabela abaixo:
InfoMorning
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro
| Expectativas do endividamento para os próximos três meses |
|
|---|---|
| Item | Respostas |
| Muito mais endividado | 2% |
| Mais endividado | 22% |
| Mesmo número de dívidas de três meses atrás | 40% |
| Menos endividado | 32% |
| Muito menos endividado | 3% |
| Fonte: Inec/CNI | |
Perfil
Na análise por renda, 34% dos consumidores que recebem até 1 salário mínimo declararam que estarão mais ou muito mais endividados nos próximos três meses. Na outra ponta, 9% dos entrevistados com renda superior a 10 salários mínimos deram as mesmas respostas.
Dos indivíduos que ganham mais de 5 e até 10 salários, 17% afirmam que estarão mais ou muito mais endividados, ao passo que 26% daqueles que ganham mais de 2 e até 5 salários responderam o mesmo. Entre os que ganham de mais de 1 até 2 salários, a porcentagem de quem está em tal situação é de 22%.
Quando se comparam homens e mulheres, 24% deles e 25% delas dizem que ficarão mais ou muito mais endividados. Quanto à declaração de que estarão menos ou muito menos endividados, 36% dos homens e 35% das mulheres deram essa resposta.
Continua depois da publicidade
Por faixa etária, consumidores entre 25 e 49 anos apresentam o maior índice entre aqueles que acreditam que estarão mais ou muito mais endividados. Dos que tem entre 25 e 29 anos, 27% deram essa resposta, mesmo percentual daqueles que possuem de 30 a 39 anos. Já entre os que tem de 40 a 49 anos, 30% se sentem assim.
O Inec é elaborado a partir de pesquisa de opinião pública de abrangência nacional, conduzida pelo Ibope com 2.002 pessoas. A pesquisa tem periodicidade mensal.