Governo decide antecipar declaração oficial sobre crise energética

Conteúdo do Portal InfoMoney - Editoria Mercados

Publicidade

O presidente Fernando Henrique Cardoso anunciou nesta segunda-feira a antecipação da posição oficial do governo frente à crise enérgica que deverá comprometer o crescimento da economia brasileira nos próximos trimestres. O anúncio do programa federal de contenção da demanda por energia elétrica deverá ser divulgado na próxima sexta-feira, dia 18 de maio. O governo decidiu adiantar em cinco dias o cronograma inicialmente estipulado do seu posicionamento oficial, definindo as regras para a contenção do consumo nacional de energia elétrica.

O presidente FHC decidiu pela antecipação do pronunciamento por conta da apreensão que ronda o mercado brasileiro. As ações de empresas de energia elétrica e das empresas que têm forte dependência de energia em suas operações foram as mais prejudicadas nos últimos pregões. Além disso, o dólar fechou as negociações desta segunda-feira atingindo a maior cotação da historia do real. O dólar comercial vale hoje R$ 2,316.

Os analistas já começam a descontar os efeitos do racionamento energético tanto das cotações quanto das projeções de crescimento do país. Na semana passada a Merrill Lynch reviu a sua previsão de crescimento do PIB brasileiro em 2001 de 4% para 3,4%, e de 4,2% para 3% em 2002.

Inicialmente os rumores indicavam que o consumo de energia elétrica nacional fosse reduzido em 20% comparado com o mesmo mês do ano anterior. Este racionamento deveria se estender de junho deste ano até meados do ano que vem. Entretanto, FHC disse que tudo são especulações e que o programa oficial completo com o cronograma das reduções e a política federal para enfrentar a lacuna entre consumo e oferta de energia só será conhecido na próxima sexta-feira.

Tópicos relacionados