Greve paralisa aeroportos na Alemanha e cancela mais de 2,3 mil voos

Sindicatos pedem reajuste salarial de 10,5% para o pessoal de terra; 300 mil pessoas foram afetadas em sete grandes aeroportos

Roberto de Lira

Publicidade

Uma greve de 24 horas trouxe o caos nos aeroportos alemães nesta sexta-feira (17). Segundo dados oficiais, mais de 2,3 mil voos foram cancelados, atingindo quase 300 mil pessoas. Cruzaram os braços o pessoal de terra, controladores de tráfego aéreo e funcionários do setor público, como bombeiros

A BBC e a Deutsche Welle informa que os sindicatos Ver.di (o maior da Alemanha em número de membros) e da Associação do Serviço Civil exigem um aumento salarial de 10,5% para os trabalhadores para repor perdas causadas pela alta inflação do último ano.

Sete grandes aeroportos alemães ficaram paralisados, nas cidades de Frankfurt, Munique, Stuttgart, Bremen, Hamburgo, Hanover e Dortmund. Apenas o hub de Berlim foi poupado na manifestação.

Ebook Gratuito

Como analisar ações

Cadastre-se e receba um ebook que explica o que todo investidor precisa saber para fazer suas próprias análises

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Como os aeroportos são estatais, a maioria de seus colaboradores diretos são classificados como funcionários do setor público, incluindo pessoal de TI, técnicos e administradores, bem como pessoal de terra como assistentes de check-in ou embarque, motoristas de caminhão de reabastecimento ou assistentes de passageiros com deficiência.

No aeroporto de Leipzig, alguns voos internacionais partiram esta manhã, mas os voos domésticos foram cancelados.

A ação coincidiu com o início da reunião de alto nível de líderes mundiais e especialistas em defesa na Conferência de Segurança de Munique, que pretende discutir novas ações sobre a guerra entre a Ucrânia e a Rússia.

Continua depois da publicidade

Os aeroportos que lidam com ajuda emergencial para vítimas do terremoto na Turquia e na Síria estão mantendo suas operações conforme o programado.

A greve, que ocorre dois dias depois que o aeroporto de Frankfurt cancelou 200 voos por uma queda dos sistemas de check-in e embarque online da Lufthansa, provocou uma resposta furiosa de alguns líderes empresariais alemães, informou a BBC.