PMI de serviços da Alemanha sobe para 50,7 em janeiro, acima do esperado

Foi a primeira vez em sete meses que o índice ficou acima do limite de 50,0, que separa crescimento de contração; PMI composto ficou em 49,9

Roberto de Lira

Publicidade

O índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) de serviços da Alemanha em janeiro atingiu a marca de 50,7, o que representou uma alta em relação aos 49,2 de dezembro, informou nesta sexta-feira a S&P Global. Foi a primeira vez em sete meses que o índice ficou acima do limite de 50,0, que separa crescimento de contração.

O dado ficou um pouco acima do consenso Refinitiv, que apontava para um PMI de 50,4.

O PMI composto, que agrega serviços e indústria ficou em 49,9 em janeiro, ante 49,0 em dezembro.

Ebook Gratuito

Como analisar ações

Cadastre-se e receba um ebook que explica o que todo investidor precisa saber para fazer suas próprias análises

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Segundo a pesquisa, houve uma leve melhora na atividade comercial no setor de serviços na Alemanha, juntamente com uma elevação do otimismo entre as empresas em relação às perspectivas e uma retomada no crescimento do emprego.

O momento da demanda, no entanto, permaneceu desafiador, em meio a condições financeiras mais restritivas e um aperto adicional na renda disponível, devido aos rápidos aumentos de preços. O declínio em novos negócios perdeu força, mas os custos de insumos e a inflação de preços de produtos também recuaram no mês.

Phil Smith, diretor associado a S&P Global Market Intelligence, disse que o leve aumento na atividade de serviços em janeiro indica que a economia alemã começou o ano em uma base mais estável e que isso reduz as chances de uma recessão técnica (ou seja, quedas trimestrais consecutivas em produção), após a contração do PIB do 4° trimestre de 2022.