Por que o Bitcoin pode voltar para US$ 45 mil até o fim de 2023, segundo a Matrixport

Analistas da empresa recorrem a dados históricos da moeda digital e miram desempenho positivo no ano que antecede corte na emissão

CoinDesk

Publicidade

O histórico do Bitcoin (BTC) pode apontar para um fechamento de ano positivo para a criptomoeda, afirmam analistas do provedor de serviços de cripto Matrixport em relatório divulgado nesta quarta-feira (1º). Segundo a empresa, em cinco dos seis anos em que o Bitcoin se recuperou em janeiro, a moeda digital encerrou o ano com retornos positivos.

De acordo com Markus Thielen, head de pesquisa da Matrixport , o ganho no resto do ano nesses casos foi, em média, de mais de 245%. O único ano em que o Bitcoin caiu após um janeiro forte foi 2014, quando os preços atingiram o pico de um período de alta de mercado, disse a nota.

Para a Matrixport, investidores institucionais dos Estados Unidos provavelmente estão por trás do rali do Bitcoin em janeiro. No mês passado, a criptomoeda subiu 39%. Esses investidores mais sofisticados estariam de olho no ciclo de redução da emissão do Bitcoin, que será cortada novamente pela metade em março de 2024.

Continua depois da publicidade

Atualmente, a rede da moeda distribui 6,25 BTC a cada 10 minutos para mineradores que ajudam a verificar as transações. A partir do ano que vem, essa quantia cai para 3,125 BTC.

Segundo a Matrixport, o histórico positivo do Bitcoin no ano anterior ao evento de corte, somado a um mês de janeiro de fortes ganhos, fazem com que haja uma “alta probabilidade estatística” de que o preço do Bitcoin possa dobrar daqui até o final do ano.

Considerando o preço de fechamento de janeiro, isso resultaria em um salto para a casa dos US$ 45 mil até o Natal de 2023, disse o relatório.

Tópicos relacionados

CoinDesk

CoinDesk é a plataforma de conteúdos e informações sobre criptomoedas mais influente do mundo, e agora parceira exclusiva do InfoMoney no Brasil: twitter.com/CoinDeskBrasil