Vendas de casas existentes nos EUA recuam 1,5% em dezembro, na 11ª queda consecutiva

Estoque total de moradias registrado no final de dezembro era de 970.000 unidades, uma queda de 13,4% em relação a novembro

Roberto de Lira

Publicidade

As vendas de casas existentes nos Estados Unidos recuaram pelo 11° mês consecutivo em dezembro, de acordo com a Associação Nacional de Corretores de Imóveis (NAR, na sigla em inglês). As vendas totais de casas usadas, que incluem residências unifamiliares, sobrados, condomínios e cooperativas, diminuíram 1,5% no mês ante de novembro, segundo dados com ajuste sazonal, para 4,02 milhões.

Em relação ao ano anterior, as vendas caíram 34,0%, quando atingiram 6,09 milhões.

“Dezembro foi outro mês difícil para os compradores, que continuam enfrentando estoques limitados e altas taxas de hipoteca”, disse Lawrence Yun, economista-chefe da NAR. Ele disse esperar que vendas aumentem novamente em breve, uma vez as taxas de hipoteca caíram acentuadamente após o pico no final do ano passado.

Ebook Gratuito

Como analisar ações

Cadastre-se e receba um ebook que explica o que todo investidor precisa saber para fazer suas próprias análises

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O estoque total de moradias registrado no final de dezembro era de 970.000 unidades, uma queda de 13,4% em relação a novembro. No entanto, o estoque está 10,2% mais alto em relação ao ano anterior (880.000).

O estoque não vendido está em um suprimento de 2,9 meses no ritmo de vendas atual, abaixo dos 3,3 meses em novembro, mas acima dos 1,7 meses em dezembro de 2021.

O preço médio das casa existentes para todos os tipos de habitação em dezembro foi de US$ 366.900, um aumento de 2,3% em relação a dezembro de 2021 (US$ 358.800), pois os preços subiram em todas as regiões. Isso marca 130 meses consecutivos de aumentos ano a ano, a sequência mais longa já registrada.