Receita recebeu 3,5 milhões de declarações de IR

Ritmo de entrega da declaração está abaixo do identificado no ano passado, quando no mesmo período 4 milhões haviam prestado contas

Publicidade

SÃO PAULO – A Receita Federal recebeu, até as 10h desta quinta-feira (24), mais de 3,5 milhões de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física 2011 (ano-base 2010).

O montante representa apenas 14,6% do total de declarações esperadas pela Receita até o final da temporada de entrega, em 29 de abril.

O ritmo de entrega de declarações está abaixo do identificado no ano passado. Em 2010, nos primeiros 24 dias de entrega de declaração, 4 milhões de pessoas enviaram o documento, quase 17% do total esperado, que também era de 24 milhões.

IR 2011
De acordo com as regras, devem declarar, em 2011, os contribuintes que, em 2010:

Restituição
Quem declara logo nos primeiros dias recebe a restituição antes, caso tenha direito a ela. A regra é simples, mas muitos contribuintes a esquecem e deixam para entregar a declaração nos últimos dias.

Por isso, quem está contando com o dinheiro da restituição deve correr e preparar logo a documentação necessária para declarar. Isso porque mesmo o contribuinte que declara no início do prazo pode ver a restituição adiada, devido à inconsistência de dados, que pode até levá-lo à malha fina.

Continua depois da publicidade

Os contribuintes devem separar os comprovantes, recibos e notas fiscais relativos a serviços médicos, dentistas, fisioterapeutas, dentre outros profissionais da saúde. Devem ainda separar comprovantes de pagamentos à previdência privada e oficial, a instituições do ensino regular e de doações particulares para fins de incentivo fiscal.

Também é preciso ficar atento aos informes de rendimentos financeiros, entregues no fim de fevereiro pelos empregadores, instituições financeiras, sociedades corretoras e distribuidoras de títulos e valores mobiliários, seguradoras e entidades de previdência privada.