Lula confirma Alckmin no MDIC, Wellington Dias no Desenvolvimento Social e mais 14 ministros; veja lista

Anúncio foi feito no CCBB, sede do governo de transição

Luís Filipe Pereira

(Reprodução/YouTube)

Publicidade

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), divulgou, nesta quinta-feira (22), mais nomes que integrarão o futuro governo. Geraldo Alckmin, vice eleito, vai assumir a pasta de Desenvolvimento, Indústria e Comércio. Os petistas Camilo Santana, Alexandre Padilha e Wellington Dias serão responsáveis por Educação, Relações Institucionais e Desenvolvimento Social, respectivamente.

Ao todo serão 37 ministérios, e segundo Lula isso não vai refletir diretamente em um aumento nos gastos. Os anunciados nesta quinta-feira se juntam aos nomes de Fernando Haddad  para o Ministério da Fazenda; José Múcio  para a Defesa; Flávio Dino para a Justiça; Mauro Vieira para o Itamaraty e Rui Costa para a Casa Civil.

Entre os indicados está a economista Esther Dweck, que vai assumir a nova pasta de Gestão. Crítica do teto de gastos, ela tem dedicado seus estudos aos aspectos que cercam o papel do Estado no processo de crescimento e desenvolvimento econômico. Com doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Esther é coordenadora do Grupo de Pesquisa em Economia do Setor Público do IE-UFRJ, e integrou o governo federal entre 2011 e 2014, como Chefe da Assessoria Econômica do Ministério do Planejamento, e entre 2015 e 2016 como Secretária de Orçamento Federal.

Continua depois da publicidade

“É mais difícil montar um governo que ganhar as eleições. Nós estamos tentando representar todas as forças políticas que estiveram conosco na campanha. Vamos contemplar as pessoas que nos ajudaram. Por que nós somos devedores. Nós não temos vergonha de política, de ministros políticos. Queremos ministros conscientes. Queremos que eles levem em conta a pluralidade das pessoas que participaram da campanha. Somente com gente diversa nós vamos contemplar o espectro de gente diversa que esteve na transição”, disse Lula durante o anúncio dos ministros no CCBB, sede dos trabalhos de transição de governo.

Haddad deve anunciar nomes na Fazenda

Indicado para o Ministério da Fazenda, Fernando Haddad convocou uma coletiva para as 14h e há expectativa para anúncios de nomes da equipe econômica.

Entre os integrantes que já foram anunciados estão Anelize Almeida, para a chefia da Procuradoria Geral da Fazenda; Gabriel Galípolo como secretário executivo, o número 2 da pasta, e Bernard Appy para secretário especial para a reforma tributária. Segundo uma fonte da Bloomberg, Richard Back, diretor de política da XP Inc., também deve assumir uma função no novo governo Lula.

Continua depois da publicidade

Resta o anúncio para postos importantes do ministério, como os secretários do Tesouro Nacional e da Receita Federal, além da Secretaria de Política Econômica (SPE).

Ministros anunciados por Lula:

Alexandre Padilha, Relações Institucionais

Márcio Macedo, Secretaria-Geral da Presidência da República

Publicidade

Jorge Messias, Advogado-Geral da União

Nísia Trindade, Saúde

Camilo Santana, Educação

Continua depois da publicidade

Esther Dweck, Gestão e Inovação

Márcio França, Portos e Aeroportos

Luciana Santos, Ciência e Tecnologia

Publicidade

Cida Gonçalves, Mulher

Wellington Dias, Desenvolvimento Social

Margareth Menezes, Cultura

Luiz Marinho, Trabalho

Anielle Franco, Igualdade Racial

Silvio Almeida, Direitos Humanos

Geraldo Alckmin, Indústria e Comércio

Vinicius Carvalho, Controladoria-Geral da União

Tópicos relacionados