PMI de serviços do Reino Unido fica estável em 48,8 em novembro, como esperado

O PMI composto, que abrange serviços e a indústria, se estabilizou em 48,2 no mês, mas permanece abaixo da marca de 50,0 há quatro meses

Estadão Conteúdo

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O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) do setor de serviços do Reino Unido ficou estável em 48,8 em novembro, informaram nesta segunda-feira (5) a S&P Global e o CIPS. A leitura final do dado veio em linha com o que esperavam analistas, segundo o consenso Refinitiv.

O PMI composto, que abrange serviços e a indústria, também se estabilizou em 48,2 no mês. Com isso, ele permanece abaixo da marca de 50, que separa contração da expansão nessa pesquisa, pelo quarto mês consecutivo.

Para Chris Williamson, economista chefe de Negócios da S&P Global Market Intelligence, a nova contração econômica sinalizada pelas pesquisas do PMI sugere um risco crescente de recessão para o Reino Unido. “Uma mudança de governo e de suas novas políticas econômicas podem ter ajudado a deter alguma da volatilidade do mercado financeiro após o ‘mini-orçamento’ de setembro, mas o cenário econômico permanece inalterado”, afirma

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Para ele, esse é o período mais difícil que a economia do Reino Unido enfrenta desde a crise financeira global, excluindo apenas o auge da pandemia. “Embora uma diminuição das pressões de preços tenha trazido algumas notícias provisórias de bens para sugerir que a inflação atingiu o pico, as taxas permanecem historicamente elevadas tanto em termos de custos das empresas quanto de seus preços de venda, sugerindo pressões de preços preocupantemente rígidas.”

Já John Glen, economista do CIPS comentou que as empresas estão tentando equilibrar seus custos crescentes em meio à intensa concorrência, mas com novos pedidos caindo em seu ritmo mais rápido desde janeiro de 2021.

“O aumento nos custos neste mês também mostrou que o crescimento salarial continuou sendo um problema com pessoal qualificado exigindo salários mais altos em um mercado de trabalho apertado. Os provedores de serviços ainda não estão fora de perigo pós-pandemia em termos de capacidade operacional e estão construindo seus negócios para estarem prontos para 2023”, disse.