Suzano, BRF e outras 8 ações para investir em outubro, segundo a XP

Neste mês, a atenção do mercado está voltada para as eleições e momento deve ser de cautela

Mariana Zonta d'Ávila

Publicidade

SÃO PAULO – A XP Investimentos divulgou a sua carteira recomendada para o mês de outubro. A opção foi por excluir Klabin (KLBN11) e B3 (B3SA3), e incluir Suzano (SUZB3) e BRF (BRFS3).

Para este mês, a atenção do mercado está voltada para o cenário eleitoral no Brasil, com uma “indefinição ainda grande e um resultado potencialmente binário para a bolsa”. Visto isso, a equipe de análise recomenda cautela: “Após um mês de alta na bolsa, com o Ibovespa subindo 3,5% bem capturado pelas nossas carteiras, aumentamos as proteções para outubro a fim de evitar volatilidade excessiva por conta do cenário eleitoral”, escrevem.

Organizada pela equipe de Research da XP, a carteira é composta por 10 papéis que os analistas acreditam que devem performar melhor que o Ibovespa no médio prazo e é divulgada no 1º dia útil de cada mês.

Continua depois da publicidade

Segundo o time de Karel Luketic, analista-chefe da XP, a troca de Klabin por Suzano deve-se ao potencial de alta mais interessante em SUZB3 independente do cenário das eleições, com o preço de celulose e câmbio ajudando a dar suporte aos resultados. “Suzano também é mais defensiva que a Klabin devido à sua maior exposição ao dólar, portanto, nos protegendo mais em um potencial cenário adverso”, escrevem os analistas.

Com relação à substituição de B3 por BRF, a XP afirma que B3 foi uma ação que contribuiu positivamente para o desempenho da carteira nos últimos meses, mas que tem uma correlação alta com o “sentimento Brasil”. Por outro lado, BRF “é uma história de transformação sob a nova gestão de Pedro Parente, e não
deve ter tanta exposição à volatilidade das eleições” – o que atrai os analistas neste cenário de incerteza.

Leia Mais: Fibria e Suzano: ainda vale a pena investir nas 2 melhores ações da bolsa?

Continua depois da publicidade

Desempenho anterior
Em setembro, a carteira recomendada da XP teve um desempenho superior ao do Ibovespa: a carteira subiu 3,75%, enquanto o Ibovespa 3,48%. Desde seu início, em julho, o portfólio acumula alta de 11,3%, ganhos 2,3% acima do Ibovespa no período. 

Confira, abaixo, a carteira completa da XP Investimentos para outubro:

Empresa Ticker Peso
B2W BTOW3 5%
BRF BRFS3 10%
Banco do Brasil BBAS3 10%
Engie EGIE3 5%
Equatorial EQTL3 10%
Suzano SUZB3 15%
Gerdau GGBR4 10%
Localiza RENT3 10%
Petrobras PETR4 10%
Vale VALE3 15%

Quer investir na carteira recomendada da XP? Clique aqui e abra a sua conta