“Vamos virar essa página”, diz superintendente do BNDES responsável por R$ 55 bi em projetos de infraestrutura

Para Luciene Machado, superintendente de infraestrutura do banco, essa é a hora do BNDES se legitimar e encontrar seu novo espaço ou será muito difícil lidar com os questionamentos da sociedade 

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – Com 65 anos de história, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) já precisou se reinventar em vários momentos e esse é mais um deles, diz Luciene Machado, superintendente de infraestrutura do banco, que tem nas mãos atualmente R$ 55 bilhões em projetos em diferentes fases nas áreas de logística, saneamento básico e mobilidade urbana. 

Para a diretora, essa é a hora do banco se legitimar. Um passo nesse sentido foi dado com a contratação, neste ano, da consultoria alemã Roland Berger, que está trabalhando no plano estratégico de 2022-2030. “Ou encontramos um novo espaço ou será muito difícil lidar com os questionamentos da sociedade. Vamos conseguir virar essa página e muito disso é porque nós não vemos o futuro sem infraestrutura”, comentou. 

Na entrevista, que concedeu ao projeto “Ela S.A.”, da InfoMoneyTV, Luciene comentou também sobre o início de sua trajetória no BNDES, há mais de 20 anos. Engenharia química de formação, ela foi a pessoa mais jovem a assumir posição de superintendente do banco. 

Continua depois da publicidade

“Vi muitas mulheres, como forma de ocupação de espaço, se valer de formas de atuar muito masculinas, mas acho que isso não é necessário. Nós temos nossa forma de atuação e que nos permite chegar lá. O risco de se valer da primeira é, de fato, perder sua personalidade”, disse.

A entrevista completa você pode conferir no vídeo acima. 

Dúvidas ou sugestões sobre o projeto, envie para: elasa@infomoney.com.br

Tópicos relacionados