Não pinte a varanda com as cores do Brasil: veja dicas para não exagerar na decoração da Copa

Muitos torcedores já estão enfeitando suas casas e apartamentos para entrar no clima da Copa, mas especialista diz que é preciso prevalecer o bom senso

Agência Brasil

Torcedores veem jogo da Seleção Brasileira

Publicidade

A Copa do Mundo do Catar começa no domingo (20), e o Brasil estreia em busca do hexa daqui a 4 dias. Com a proximidade da competição, muitos torcedores já estão enfeitando suas casas e apartamentos para entrar no clima de torcida do campeonato.

Nessa hora, quem mora em condomínios precisa ter consciência de que não pode exagerar nos enfeites externos. Como regra geral, não é permitido fazer mudanças permanentes na fachada de apartamentos, como pintar a parede ou a varanda com as cores do Brasil, por exemplo.

Para Luiz Fernando Magalhães, presidente da comissão de direito urbanístico da OAB-DF (seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil), o que deve prevalecer é o bom senso. E, é claro, ficar atento às regras do condomínio antes de sair enfeitando tudo.

Continua depois da publicidade

“Condomínios têm um regimento interno, uma definição de como devem ser geridas as áreas comuns. Então eu recomendo a todas as pessoas que desejem enfeitar suas casas, enfeitar as ruas para a Copa do Mundo, que primeiro tenham a curiosidade de acessar esses regramentos do condomínio, os seus estatutos, e talvez entre em contato com os síndicos”, afirma Magalhães.

Se um morador abusar das normas condominiais, estará sujeito a sanções administrativas, como multas. Caso as regras de um condomínio sejam rígidas demais e não permitam o enfeite das fachadas para a Copa do Mundo, é possível promover uma assembleia de condôminos para votar pela flexibilização dessas normas.

Jogos do Brasil

A Copa começa com uma fase de grupos, com 32 times, que acontece entre 20 de novembro e 2 de dezembro. Durante esse período serão até quatro partidas por dia, em horários escalonados: às 7h, 10h, 12h, 13h e 16h (horário de Brasília).

Continua depois da publicidade

Os jogos da seleção brasileira seguirão este calendário:

Data  Jogos  Horário
24/11 Brasil x Sérvia 16h
28/11 Brasil x Suíça 13h
02/12 Brasil Camarões 16h
05 e 06/12 Oitavas-de-final 16h
09 e 10/12 Quartas-de-final 12h
13 e 14/12 Semifinal 16h
17/12 Terceiro lugar 12h
18/12 Final 12h

Onde assistir aos jogos da Copa?

A Globo detém os direitos de transmissão dos jogos da Copa do Mundo 2022 tanto na TV aberta quanto na TV fechada, com os canais SporTV (SporTV, SporTV 2 e SporTV 3). Para acompanhar os jogos pelo SporTV, porém, é necessário ser assinante do pacote Globoplay + canais ao vivo, ou de uma das operadoras de distribuição parceiras do SporTV: DirecTV Go, Vivo Play, Oi Play e Claro TV+.

Mas também é possível assistir ao torneio de graça pela web. Este ano, a Globo não tem exclusividade na transmissão pela internet, portanto, outras plataformas de streaming e de IPTV também podem cobrir a Copa. Mas também é possível acessar à transmissão da emissora gratuitamente pelo Globoplay: não precisa assinar a plataforma, basta fazer uma conta nela.

Publicidade

Eventos da Copa 

O torcedor também contará com eventos que unirão futebol e shows de artistas nacionais em diversas cidades espalhadas pelo Brasil. O InfoMoney compilou alguns eventos já confirmados em São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

Tópicos relacionados