Publicidade
SÃO PAULO – Um leitor do InfoMoney foi informado que poderia ter um retorno de até 30% ao ano com determinado investimento e gostaria de saber se isso realmente é possível.
O assessor de investimentos Marcelo Valença, que possui certificação CFP (Certified Financial Planner), lembrou que para tentar obter um retorno de 30% ao ano é necessário se expor a um elevado nível de risco. “Ao investir em derivativos, por exemplo, o investidor poderá ganhar muito, mas também poderá perder muito dependendo da sua estratégia”, pondera.
O próprio investimento em ações também pode resultar em retornos elevados, às vezes superiores a 30% ao ano. Mas normalmente um retorno neste patamar acontece com um único papel, e não é aconselhável investir todo dinheiro em uma só empresa, já que é dificílimo acertar “na mosca” e as chances de perder ficam muito maiores. Já quando você tem uma carteira bastante diversificada, composta por ações de várias empresas e setores diferentes, as chances de perdas diminuem, mas os ganhos também são mais estáveis.
Renda fixa
No entanto, com a taxa de juros no nível atual, é possível conseguir retornos bem interessantes com aplicações de renda fixa. “Em resumo, não existe mágica. Os investimentos em renda fixa no Brasil são um dos melhores do mundo, e pagarão ao investidor algo entre 13% e 15% ao ano. Se oferecerem alguma aplicação que fuja muito deste parâmetro desconfie, pois existem riscos associados”, aconselha Valença.
O assessor destaca que a melhor maneira de investir é fazendo um bom planejamento, diversificando e buscando minimizar seus riscos. “Lembre-se que o dinheiro é seu escravo e não o contrário”, conclui.