PRF pede apoio da Força Nacional para desbloquear estradas

Em resposta ao STF, o diretor-geral da corporação, Silvinei Vasques, diz que efetivo é 'insuficiente' para dar conta das interdições

Rikardy Tooge

Silvinei Vasques, Anderson Torres e Marcio Nunes de Oliveira durante coletiva (TON MOLINA/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO)

Publicidade

O diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, pediu reforço da Força Nacional e de aeronaves da Polícia Federal para conter os bloqueios que ocorrem nas estradas do Brasil, que completou seu segundo dia nesta terça-feira (1).

Em manifestação ao Supremo Tribunal Federal (STF), Vasques encaminhou ofícios que a PRF enviou ao ministro da Justiça, Anderson Torres, solicitando o aumento do contingente.

“A PRF tem trabalhado diuturnamente para o livre trânsito […] Não obstante, o acionamento de todo o efetivo disponível desta instituição e o amparo das polícias militares não se mostrou suficiente para a completa desobstrução”, disse.

Continua depois da publicidade

Diante disso, o diretor-geral da PRF diz que, para que possam cumprir as decisões judiciais que determinam o desbloqueio das vias, é necessário apoio da Polícia Federal “por meio da disponibilização de aeronaves para transporte de servidores e patrulhamento das áreas afetadas pelas supracitadas interdições”.

Em outro ofício, Silvinei Vasques solicita a Torres “com urgência” o apoio da Força Nacional de Segurança Pública para ajudar na desobstrução das estradas, também citando os mesmo argumentos do documento anterior.

Segundo o último balanço divulgado pela PRF, por volta das 18h30 (horário de Brasília), há 213 pontos de bloqueio ou interdição em estradas pelo país (e que esse número chegou a 421 na madrugada). A corporação aponta que 392 manifestações foram desmobilizadas até o momento.

Continua depois da publicidade

Há interdições e bloqueios em rodovias federais de 20 estados, segundo a PRF (as exceções são Amapá, Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Paraíba, Rio Grande do Norte,  e Sergipe). Os estados com mais problemas são Santa Catarina (39 bloqueios), Mato Grosso (23), Pará (23) e Paraná (10 interdições e 13 bloqueios).

Rikardy Tooge

Repórter de Negócios do InfoMoney, já passou por g1, Valor Econômico e Exame. Jornalista com pós-graduação em Ciência Política (FESPSP) e extensão em Economia (FAAP). Para sugestões e dicas: rikardy.tooge@infomoney.com.br