Analistas recomendam ações para ganhar dividendos em janeiro

A XP Investimentos divulgou suas opções de trocas para o próximo mês

Mariana Zonta d'Ávila

Publicidade

SÃO PAULO – A XP Investimentos, uma das maiores instituições financeiras do Brasil, elaborou sua carteira de dividendos para o mês de janeiro. A escolha dos analistas foi por incluir os papéis de Transmissão Paulista (TRPL4) e Itaú Unibanco (ITUB4), e excluir os de Itausa (ITSA4) e Telefônica (VIVT4). 

Em novembro, os analistas optaram por substituir Itaú por Itaúsa devido à diferença de dividend yield (que era maior para Itaúsa) e pelo desconto acima da média entre os dois ativos. Ao longo do mês, porém, o desconto entre os papéis diminuiu e por isso, a escolha foi por desfazer a troca. 

A opção por incluir os papéis de Transmissão Paulista, por sua vez, deve-se à busca por mais conservadorismo e menor volatilidade. De acordo com a equipe de análise, as ações da TRPL apresentam duas principais características: receitas previsíveis (baixa dependência da atividade econômica) e um dividend yield esperado de 6,82% para 2017. “As ações da Vivo deixam a carteira neste mês para ceder espaço para TRPL, já que o negócio de telefonia tem sofrido também com o fraco desempenho da atividade econômica local”, escrevem os analistas. 

Continua depois da publicidade

Desempenho do mês
A carteira de dividendos da XP obteve uma performance negativa de 8,0% no mês de novembro, enquanto o Ibovespa teve um desempenho negativo de 7,7%. No ano, a Carteira XP dividendos tem a performance positiva de 30,2%, enquanto o Ibovespa avança 31,7%.

Confira o portfólio de dividendos da XP para janeiro:

Empresa

Código

Peso

Itaú Unibanco

ITUB4

25%

BB Seguridade

BBSE3

25%

Banco do Brasil 

BBAS3

20%

Sabesp SBSP3 15%

Transmissão Paulista 

TRPL4

15%