MPMEs podem financiar toda a cadeia produtiva com cartão do BNDES

O objetivo é incentivar a indústria nacional de máquinas e equipamentos e estimular a atualização das empresas

Publicidade

SÃO PAULO – As MPMEs (Micro, Pequenas e Médias Empresas) que têm o cartão do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social) já podem financiar peças e componentes utilizados na industrialização, manutenção e modernização de bens de capital, equipamentos de informática e automação industrial.

De acordo com o banco, o cartão passará a financiar toda a cadeia produtiva, desde a aquisição dos insumos até a oferta do bem acabado.

O objetivo é incentivar a indústria nacional de máquinas e equipamentos, além de estimular a atualização tecnológica das empresas de menor porte.

Financiamentos
Em relação aos financiamentos, o banco afirma que, no caso de peças, partes e componentes, poderão ser parcelados os itens novos e nacionais utilizados na industrialização, modernização e manutenção de máquinas, equipamentos e sistemas industriais.Os itens apoiáveis devem apresentar um índice de nacionalização mínimo de 60% em valor e em peso.

Já para o financiamento de componentes eletrônicos para bens de informática e automação serão considerados peças, partes e componentes de informática e automação novos, como partes para monitores, circuitos impressos e placas montadas, entre outros, compreendidos pela Nomenclatura Comum do Mercosul, segundo a Lei de Informática.

Sobre o cartão
O cartão do BNDES é uma linha de crédito rotativo e pré-aprovado, com limite de até R$ 1 milhão por banco emissor com prestações fixas, prazo de pagamento de até 48 meses e taxa de juros de atualmente em 0,97% ao mês.

Continua depois da publicidade

Destinado a MPMEs, realiza operações por meio do portal www.cartaobndes.gov.br, onde estão disponíveis para compra mais de 136 mil itens cadastrados por fornecedores credenciados. Até o momento, foram emitidos mais de 312 mil cartões (88% para micro e pequenas empresas), somando R$ 12,6 bilhões em limite de crédito pré-aprovado.