Movida (MOVI3) compra locadora de veículos em Portugal e ingressa no mercado europeu

Drive on Holidays foi adquirida por 66 milhões de euros e possui frota de 3,3 mil veículos

Equipe InfoMoney

Publicidade

Na noite desta quarta-feira (21), a Movida (MOVI3) informou ao mercado que adquiriu 100% da Drive on Holidays (DOH), empresa de aluguel de veículos de Portugal. A compra marca a entrada da empresa brasileira na Europa, “possibilitando diversificação geográfica e financeira”. O valor da operação é de 66 milhões de euros, valor que inclui uma dívida líquida de 11 milhões da adquirida.

“A aquisição da Drive on Holidays pela Movida contribuirá com a fidelização dos atuais clientes – e a conquista de novos – através da prestação de serviços com altíssimo padrão de qualidade em um país com alto fluxo de turistas, sendo os brasileiros uma parte relevante destes”, afirma a empresa no comunicado.

A DOH foi fundada em Lisboa em 2011, possui  hojequatro lojas adjacentes aos principais aeroportos de Portugal e frota de aproximadamente 3,3 mil veículos, avaliada em 60 milhões de euros. Entre julho de 2021 e junho de 2022, a empresa obteve receita líquida de 20,2 milhões de euros e lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (Ebitda, na sigla em inglês) de 16,3 milhões. O lucro líquido da DOH no período foi de 6,7 milhões de euros.

Continua depois da publicidade

Um dos sócios fundadores da empresa e os 130 colaboradores da DOH “ontinuarão executando o desenvolvimento da Drive on Holidays com uma gestão totalmente independente da operação da Movida no Brasil, e contribuirão com a sua expertise no segmento de RAC [rent-a-car] na Europa”, diz o comunicado da empresa.

Segundo a Movida, a adquirida possui grande aliança comercial com as principais agências de viagem on-line, que são grandes geradoras de negócios e clientes.

Com a compra, a Movida também fortalece o seu negócio de rent a car, diversificando receitas em moeda estrangeiro. A empresa também pretende utilizar de sua expertise em escalabilidade para expandir a atuação da DOH em Portugal e outros países da Europa.