Santander eleva recomendação para ação e espera alta de quase 60%

Os analistas afirmam que companhia oferece ao investidor exposição ao mercado global

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – A Santander Corretora divulgou relatório em que eleva a recomendação para a  Iochpe Maxion (MYPK3de “Manutenção” para “Compra” e estabelece preço-alvo para 2015 em R$ 17,50 por ação – potencial de valorização de 58,37% em relação ao fechamento do dia 15 de janeiro de 2015.

A instituição financeira acredita que a companhia oferece aos investidores exposição ao mercado automotivo global por meio de sua liderança em âmbito mundial no segmento de rodas e nas Américas em chassis. Além disso, a Iochpe Maxion também oferece aos seus investidores exposição indireta ao crescimento da infraestrutura do Brasil e de equipamentos ferroviários, de acordo com a Santander Corretora.

Um dos múltiplos da ação que mais chama a atenção dos analistas é o VF/EBITDA (Valor da Firma sobre Lucro antes de Juros, Impostos, Depreciações e Amortizações, na sigla em inglês), que deve ficar em 2015 em torno de 4,9 vezes, em torno da mínima história do papel.

Continua depois da publicidade

Em relação às perspectivas para esse ano, a projeção da Santander Corretora é de uma melhoria de 0,8 ponto percentual na margem EBITDA da Iochpe Maxion, chegando a 11,6%. Essa melhoria se dará por conta da menor volatilidade do mercado brasileiro combinada com as medidas de eficiência operacionais implementadas pela companhia em 2014.

Além disso, a expectativa dos analistas é de aumento de 90% do lucro líquido por conta do atual processo de desalavancagem da empresa, com a relação dívida líquida/EBITDA caindo de 3,6 vezes em 2014 para 3 vezes em 2015.

A instituição financeira destaca ainda que se reuniu com a direção da empresa e que ela espera expansão gradual das margens das operações na Europa em 2015 por meio de medidas de reestruturação. O grande destaque foi a Turquia, com duplicação na capacidade de alumínio e margens acima da média contra o restante da Europa.

Continua depois da publicidade

Sobre a planta de Limeira, interior de São Paulo, a direção relata que ela deve se tornar operacional ainda no quarto trimestre de 2015. “A administração acredita que a maior parte da capacidade já está contratada, pois atualmente são importadas 1 milhão de rodas. Desse volume, 30 a 40% são importadas das plantas da Iochpe no exterior”, relata a Santander Corretora.