Investidor da Bolsa precisa ter frieza e paciência, diz maior gestor do país

Para Carlos Takahashi, presidente da BB DTVM, uma gestão ativa pode fazer mais sentido e trazer retornos melhores

Diego Lazzaris Borges

Carlos Takahashi, CEO da BlackRock Brasil

Publicidade

SÃO PAULO – A volatilidade segue presente no mercado acionário brasileiro e o investidor que já tem ou pretende montar alguma posição na Bolsa precisa ter frieza e paciência. A opinião é de Carlos Takahashi, presidente da BB DTVM (gestora de recursos do Banco do Brasil), a maior asset do país com um patrimônio líquido de R$ 554 bilhões em janeiro deste ano.

Ele afirma que uma gestão ativa, baseada no stock picking (análise individual de ações com base nos fundamentos da empresa) pode fazer mais sentido e trazer retornos melhores. Mas o executivo também lembra que mesmo os fundos ativos enfrentaram dificuldades no primeiro mês do ano. Em janeiro, os fundos classificados como Ações Livre apresentaram queda de 5,03%. “Muitos fundos bateram o Ibovespa e o IBrX, mas não conseguiram sair do campo negativo”, destaca. Já no mês de fevereiro, quando o Ibovespa subiu 9,97%, estes fundos tinham rendido 6,83% até o dia 26 (dados mais recentes divulgados pela Anbima).

Para quem investe de forma passiva, em fundos que seguem o Ibovespa ou algum outro índice representativo da Bolsa, ele alerta que o fluxo de investimento pode trazer volatilidade e surpresas durante o ano. “A Bolsa conseguiu ao longo da sua história atrair não só o investidor doméstico, mas também o investidor estrangeiro. Este é um dinheiro que ‘vai e vem’ com uma velocidade muito rápida e isso traz um impacto forte no índice”, destaca.

Continua depois da publicidade

Diante deste cenário, Takahashi aconselha que os investidores mantenham uma postura mais conservadora, olhando os ativos que não ainda não se distanciaram dos fundamentos. O gestor também lembra que é importante que o investidor de ações pense no longo prazo. “[a Bolsa] É principalmente para quem está olhando em um horizonte de tempo bastante largo”, diz.

É claro que existem oportunidades mais pontuais, para aqueles que fazem operações mais curtas, mas esse tipo de transação não é indicada para a maioria das pessoas. “[estes investidores] podem encontrar papéis que estão em um bom momento de compra. Mas precisa ter muita frieza e racionalidade”, conclui Takahashi.

Diego Lazzaris Borges

Coordenador de conteúdo educacional do InfoMoney, ganhou 3 vezes o prêmio de jornalismo da Abecip