Conteúdo editorial apoiado por

Sou estrangeira, moro no Brasil e gostaria de investir; por onde começar?

Guilherme Fagundes Silveira, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF, responde a pergunta de leitora do InfoMoney

Equipe InfoMoney

Publicidade

Pergunta

Sou argentina, arquiteta e atualmente moro no Brasil com um visto temporário, que pretendo tranformar em permanente. Trabalho em um escritório que não assina carteira e quero investir dinheiro, mas não sei se fazer uma poupança, uma previdência ou um seguro. Queria saber se vocês tem alguma dica pra me passar, conselho, etc.

Leitora: Paloma

Ebook Gratuito

Como declarar investimentos no Imposto de Renda

Cadastre-se e receba um manual com as informações necessárias para declarar cada tipo de investimento

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Resposta de Guilherme Fagundes SilveiraCFP, Planejador Financeiro Certificado pelo IBCPF

Olá Paloma!       

Ao investir é importante que você leve em conta o fato de que ainda não possui visto permanente no Brasil e de que você não possui carteira assinada. Caso, por ventura, você tenha de regressar à Argentina, é desejável que possa resgatar suas aplicações em um curto espaço de tempo, pagando uma baixa alíquota de IR.

Continua depois da publicidade

Como você não possui carteira assinada, não está amparada pela previdência social e não possui direito ao auxílio doença, recomendo que contrate seguro de vida com cláusula de Diárias por Incapacidade Temporária (DIT) e cobertura por Invalidez Permanente Total ou Parcial por Acidente (IPA). O DIT lhe garantirá renda adicional caso precise se afastar do trabalho por algum período devido a doença, ou acidente.

Dentre as alternativas de investir na poupança ou em um fundo de previdência, a poupança é uma alternativa com alta liquidez, isenta de tributos, que, no entanto, tende a apresentar rentabilidade inferior a outros investimentos de renda fixa. O investimento em um fundo de previdência pode lhe gerar maior rentabilidade, porém possui algumas particularidades às quais você deve atentar antes de realizar o investimento:

•          Custos – Fundos de previdência cobram com frequência taxa de carregamento nas aplicações e resgates, além da taxa de administração. Prefira fundos com baixa taxa de administração e que não cobrem taxa de carregamento na aplicação.

Publicidade

•          Tributação – Fundos de previdência são classificados como VGBL, PGBL 

E sua tributação pode seguir a tabela regressiva, ou a tabela progressiva. Via de regra, caso você não possua muita renda tributável e declare seu IR através da declaração simplificada, será mais vantajoso optar por uma previdência do tipo VGBL. A opção pela tabela regressiva, ou progressiva depende de quanto tempo você pretende manter o recurso aplicado e de sua expectativa de renda anual tributável para o período de resgate. Caso a sua expectativa para o período de resgate seja de uma baixa renda tributável, poderá valer mais a pena optar pela tabela progressiva. Caso você espere ter uma renda tributável elevada, ou caso você espere manter o investimento durante um longo período de tempo, poderá valer mais a pena a tabela regressiva.

•          Liquidez – Fundos de previdência não são indicados para investidores 

Continua depois da publicidade

que necessitem de liquidez. O prazo para resgate das aplicações varia conforme o fundo. É comum fundos exigirem prazo de 6 meses para o primeiro resgate. Diversos fundos cobram taxa de carregamento na saída, de acordo com o tempo de permanência no fundo, penalizando investidores que mantém os recursos aplicados por curtos períodos.

Como seu visto brasileiro é temporário, recomendo cautela ao investir em previdência, em especial pela liquidez desse tipo de ativo.

Outra opção de investimento que você poderia cogitar, enquanto não possui visto permanente, é a aplicação em um fundo tradicional de renda fixa indexado ao CDI, que possua baixa taxa de administração e elevada liquidez.

Publicidade

Guilherme Fagundes Silveira, é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). 

As respostas refletem as opiniões da autora. O IBCPF e o Infomoney não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.