Juro do cheque especial começa 2010 em alta, revela Procon

Dados antecipados ao InfoMoney mostram que houve ligeiro aumento da taxa média em 0,03 ponto percentual em janeiro

Publicidade

SÃO PAULO – Os juros do cheque especial começaram 2010 com uma ligeira alta, enquanto o empréstimo pessoal manteve as taxas no mesmo patamar registrado ao final do ano passado.

Dados da Fundação Procon, adiantados para o InfoMoney, mostraram um aumento de 8,93% ao mês em dezembro para 8,96% ao mês em janeiro deste ano, no caso da taxa média do cheque especial. Já a do empréstimo pessoal se manteve em 5,49% ao mês.

Os dados oficiais devem ser divulgados na próxima sexta-feira (15) e dizem respeito à taxa máxima de juros pré-fixada aplicada aos clientes.

Motivo
Como na última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) a taxa básica de juro foi mantida em 8,75% ao ano, a justificativa para o aumento no cheque especial está na estratégia das próprias instituições financeiras.

De acordo com a diretora de Estudos e Pesquisas do Procon-SP, Valéria Rodrigues Garcia, o aumento em cheque especial é devido a “adequações financeiras dos bancos e não a movimentos do mercado”.