Oi vai lançar mais dois produtos e quatro funções em mobile payment

Dentre as funções do Oi Paggo, haverá transferência de dinheiro entre clientes e pagamento de contas pelo celular

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SÃO PAULO – Em busca de praticidade e comodidade, surgem novas formas de pagamento de compras. Uma que está ganhando espaço é o celular. O mobile payment cresceu 70% em 2009, quando passou de 43 milhões para 73 milhões de usuários no mundo. Para os próximos três anos, esse número deve chegar a 200 milhões.

No Brasil, as perspectivas também são positivas. Dados da Acision mostram que a receita de serviços de valores adicionados (VAS), entre eles, mobile payment, cresceu de R$ 1,7 bilhão para R$ 2,4 bilhões do primeiro ao último trimestre de 2009, quando os recursos com esses serviços alcançaram 14,2% de participação na receita bruta das operadoras. Quem pretende pegar carona neste cenário promissor é a Oi, com o serviço Oi Paggo.

A operadora pretende lançar mais quatro funcionalidades e dois produtos em 2010, com foco nos clientes da classe C, que usam minutos da telefonia como moeda de troca. “Como proposta de valor, nosso foco é a recarga de minutos. Minutos são como moeda de troca. Eles estão para as classes C, D e E assim como as milhas estão para as classes A e B”, explicou o gerente de Rentabilização da Oi Paggo, Eduardo Neubern.

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A tecnologia
O Oi Paggo existe desde 2006 e funciona como uma forma de pagamento de crédito via SMS ou torpedos gratuitos. Na hora de pagar, o cliente informa ao lojista o número do Oi e depois recebe uma mensagem com os dados da compra, quando então autoriza a transação digitando uma senha pessoal no próprio aparelho. Ele faz o pagamento de tudo isso por meio de uma fatura.

“As vantagens do mobile payment no mundo são o baixo custo do celular e que todo mundo tem hoje um aparelho”, explicou Neubern. O Brasil terminou 2009 com 174 milhões de celulares e uma densidade de 90,6 aparelhos a cada 100 habitantes. Em 2010, a projeção da Teleco é que a teledensidade ultrapasse a barreira dos 100 celulares a cada 100 habitantes.

Hoje, o Oi Paggo está presente em 8 estados (Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Ceará, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba) e possui 250 mil usuários, que podem usar o serviços com os 75 mil lojistas cadastrados.

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Novos negócios
Para 2010, o Oi Paggo planeja disponibilizar para os clientes mais dois produtos: o Oi Paggo Recarga, que dá um limite exclusivo para compra de recarga, e o Oi Paggo Débito, em que o cliente poderá carregar uma quantidade a gastar e os valores das compras são descontados de seu saldo.

Além disso, o cliente poderá contar com mais quatro funcionalidades. A primeira delas será o Oi Transfere Aggora, que permite a transferência de dinheiro entre contas Paggo. A segunda é o Paggue e Fale, que permite que, a cada R$ 10 em compra, o consumidor tenha R$ 1 em minutos para falar, seguindo a teoria de que, para as classes mais baixas, minutos são como moeda de troca.

A Oi ainda vai investir no Paggue contas, que nada mais é do que o pagamento de contas pelo celular, e no Recarga Turbinada, que dá bônus adicional a quem faz recargas.

Desafio
Mas, para crescer no Brasil, o mobile payment da Oi terá de enfrentar um grande desafio, que é fazer com que a população perca o medo de usar funcionalidades que envolvem dinheiro pelo celular. Dados da Acision revelam que 53% dos brasileiros não acham seguro usar o aparelho como cartão e 15% acreditam que isso aumenta as chances de roubo.

“Este é o ônus da inovação, que pode ser comparado com o cartão de crédito há 30 anos”, ponderou o gerente de Rentabilização. “Não temos casos de fraudes registradas até agora”.