Publicidade
SÃO PAULO – Os trabalhadores dos Correios voltaram nesta segunda-feira (28) ao trabalho em quase todos os estados do país. Depois de 12 dias de paralisação, mais de 53,4 milhões de cartas estão em atraso e, segundo a empresa, serão necessários de sete a dez dias para que as entregas sejam regularizadas.
Além das correspondências, 341,6 mil encomendas também estavam atrasadas. No estado de São Paulo, a greve terminou na última sexta-feira (25) e as correspondências atrasadas estarão em dia ainda nesta semana.
Porém, com o atraso, as contas de consumo e faturas devem chegar após as datas de vencimento, por isso, os consumidores devem ficar atentos para não arcar com multas e juros. Muitas empresas já estão alertando e oferecendo outros meios de pagamento, caso não façam, os consumidores devem buscar tais meios.
Renegociação
Dos 35 sindicatos que aderiram à greve, 31 já retornaram ao trabalho. A paralisação continua no Espírito Santo, em Belo Horizonte e no Rio Grande do Sul. Essas regiões, de acordo com os Correios, respondem por 13% do total da carga diária movimentada pela empresa.
Essas regiões vão se reunir ainda nesta segunda-feira (28), para definir se aceitam ou não as condições propostas pelos Correios. A empresa espera que as assembleias decidam pelo retorno ao trabalho, acompanhando a maioria dos sindicatos.
O fim da paralisação foi acertado na tarde da última quinta-feira (24). Os cerca de 4.800 trabalhadores que aderiram à grave aceitaram a proposta da empresa para um acordo bianual, que prevê reajuste de 9% a partir de agosto deste ano e aumento linear de R$ 100 a partir de janeiro do próximo ano.