Livro-reportagem analisa o fenômeno das novas celebridades criadas pelo TikTok

Obra analisa a rede social mais curtida (e compartilhada) do momento, que abriu a possibilidade para que qualquer um se torne uma celebridade

Mariana Amaro

(Foto: cottonbro no Pexels)

Publicidade

“No futuro, todos terão seus 15 minutos de fama”. A frase constava no programa de uma exposição de Andy Warhol em Estocolmo, na Suécia, em 1968 e, por isso, foi atribuída a ele.

É possível que Warhol nunca tenha falado (ou escrito) a frase. Mas em um mundo de redes sociais em que Clarice Lispector e Chico Xavier são nomeados como autores de quase qualquer coisa… quem se importa?

A verdade é que os tais “15 minutos de fama” serviram como exemplo de sucesso passageiro por muito tempo. Agora, diante da instantaneidade das redes sociais, talvez o correto seja mudar a frase para 15 segundos de fama.

Continua depois da publicidade

No TikTok, pelo menos, qualquer pessoa que disponha de uma mente criativa e um celular pode se tornar conhecido no mundo inteiro em questão de segundos para, logo depois, voltar para o anonimato.

O TikTok foi o aplicativo mais baixado no mundo inteiro no primeiro trimestre de 2022, com 175 milhões de downloads. A informação é da consultoria SensorTower.

A rede social, lançada em 2016 ainda como Musical.ly, alcança, hoje, 700 milhões de usuários mensais, mais que três vezes a população brasileira. Somente nos Estados Unidos, 50 milhões de americanos abrem o aplicativo todos os dias.

Continua depois da publicidade

O sucesso do TikTok só não é maior que as polêmicas ao seu redor. O app chegou a ser banido da Índia e foi considerado uma ameaça à segurança nacional dos Estados Unidos.

Mas o que fez o aplicativo se tornar alvo de disputas geopolíticas?

É a resposta para esta pergunta que o jornalista britânico Chris Stokel-Waler busca em seu mais recente livro TikTok Boom: um aplicativo viciante e a corrida chinesa pelo domínio das redes sociais.

Continua depois da publicidade

Na obra, o jornalista descreve os bastidores da proprietária chinesa do aplicativo, a ByteDance e coleta informações inéditas que oferece ao leitor com análises sobre o fenômeno das novas celebridades criadas pela plataforma.

Para contextualizar o debate à realidade do Brasil, a versão brasileira da obra inclui nove perfis de influenciadores do país, como Pequena Lô, Vanessa Lopes, Matheus Costa e Isaías Silva.

Além da geração espontânea de celebridades, o livro analisa o que o crescimento do TikTok significa para em termos de segurança da informação, privacidade e propaganda e como isso pode mudar a forma das pessoas de consumir, fazer operações bancárias, investir ou até decidir quem pode controlar os nossos dados no futuro, pelos os próximos 15…anos.

Continua depois da publicidade

TikTok Boom livro de Chris Stokel-Walker
(Foto: Divulgação)

Mariana Amaro

Editora de Negócios do InfoMoney e apresentadora do podcast Do Zero ao Topo. Cobre negócios e inovação.