O Ciclo de Vida da Campanha | ROI Hunters Ep. #119

Como analisar e melhorar os resultados obtidos ao longo do tempo de duração de uma campanha? Esse é um dos temas do episódio nº 119 do ROI Hunters

MoneyLab

Publicidade

O ciclo de vida das campanhas é o tema central do episódio 119 do ROI Hunters. Os hosts Dener Lippert – Cofundador e CEO da V4 Company -, Guilherme Lippert – Key Account Manager da V4 -, e João Vitor – COO do G4 Educação – discutem como analisar e melhorar os resultados obtidos ao longo do tempo.

Para abordar o tema, um exemplo prático: o iPhone. Com esse paralelo, é possível entender campanhas, anúncios e criativos, que tracionam até perder performance. Os hosts afirmam que não existe fórmula, e sim uma análise específica de cada cenário. Com isso, é possível entender quando uma campanha “morre”.

Entretanto, nessa área, a “morte” não significa o fim do ciclo da campanha, mas uma pausa temporária, podendo revivê-la depois em um momento oportuno para geração de novos resultados.

Continua depois da publicidade

Black Friday e feriados comemorativos também ilustram a tese: a campanha dura um certo período de tempo para ser assertiva, morre, e volta no ano seguinte com mais força.

O episódio ainda reforça conceitos básicos do marketing digital, como a exposição recorrente. Reaproveitar e reciclar posts, segundo os apresentadores, é sim uma boa estratégia de marketing. Para eles, à medida que um negócio cresce, cresce também sua base de seguidores e consumidores que, muito provavelmente, não viram suas campanhas mais antigas.

João Vitor aborda uma técnica utilizada em seu Playbook de Growth, em que é necessário mapear seu histórico – de 3 a 6 meses -, listar o que deu certo e entender se ele é replicável.  Segundo ele, quase sempre é possível replicar.

Continua depois da publicidade

Dener complementa explicando que na V4 todo cliente novo é feita uma análise de estratégias vencedoras. Com isso, é possível estressar o que dá certo até demonstrar um nível de saturação ou declínio.

Complementado por Guilherme Lippert, a ideia começa a ficar mais clara a respeito da organização de fluxos e documentação de campanhas, podendo assim aproveitar o melhor do ciclo de vida de cada uma e sabendo quando e como é possível replicá-la.

O episódio ainda levanta uma discussão sobre o papel do líder nessa situação, traz recomendação de livro e também aprendizados.

Continua depois da publicidade

Quer escutar na íntegra tudo que foi abordado nesse episódio? Então dê um play nesse e demais episódios nas plataformas da sua preferência: podcast oficial de marketing digital e growth do InfoMoney.

MoneyLab

MoneyLab é o laboratório de conteúdo de marcas do InfoMoney. Publicidade com criatividade e performance a favor de grandes ideias. Publicamos conteúdos patrocinados para clientes e parceiros.