Receita estuda emitir CPF em tempo real e atualizar dados pela internet

Estimativa é de que facilidades sejam oferecidas em cerca de três meses; hoje, emissão de CPF demora 15 dias

Publicidade

SÃO PAULO – A Receita Federal declarou, nesta segunda-feira (16), que estuda realizar a emissão de CPF em tempo real, serviço que deverá estar disponível em cerca de três meses.

O procedimento para retirada do CPF continuará o mesmo, com o contribuinte tendo de se dirigir até um conveniado da Receita com os documentos necessários. Porém, em vez de esperar 15 dias para ter o CPF em mãos, a emissão será feita no momento, por meio da internet, conforme informou a assessoria de imprensa do órgão.

Além disso, os contribuintes poderão realizar mudança de dados cadastrais pela internet, no site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br).

Planejamento financeiro

Baixe gratuitamente!

O CPF

O CPF é o documento que identifica e armazena as informações cadastrais da pessoa perante a Receita Federal. Segundo a lei, cada pessoa pode se inscrever no cadastro uma única vez e só pode possuir um número de inscrição.

A Receita Federal não emite mais o documento. Por isso, para se inscrever no CPF, basta ir a qualquer agência do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios, levando um documento de identidade que comprove a filiação e o título de eleitor, e preencher a ficha de inscrição. O custo desse atendimento é de R$ 5,50.

Ao receber o cartão, o cadastrado deve conferir as informações impressas atentamente. Caso haja algum erro, mesmo que de uma letra ou número, ele deve procurar o local onde se inscreveu para efetuar a correção, que é gratuita.