Tribunal Penal Internacional abre investigação sobre crimes de guerra na Ucrânia

39 países membros do tribunal de Haia pediram a investigação. Invasão da Ucrânia pela Rússia já deixou mais de 1 milhão de refugiados em 1 semana.

Equipe InfoMoney

Publicidade

O promotor do Tribunal Penal Internacional (TPI), Karim Khan, confirmou a abertura imediata de uma investigação sobre possíveis crimes de guerra cometidos na Ucrânia.

A investigação foi solicitada por 39 países membros do tribunal de Haia, e o foco será no que aconteceu na Ucrânia a partir de 21 de novembro de 2013 (incluindo a anexação da Crimeia pela Rússia, em 2014).

“Esses encaminhamentos permitem que meu escritório prossiga com a abertura de uma investigação sobre a situação na Ucrânia a partir de 21 de novembro de 2013, abrangendo quaisquer alegações passadas e presentes de crimes de guerra, crimes contra a humanidade ou genocídio cometidos em qualquer parte do território da Ucrânia por qualquer pessoa”, afirmou Karim Khan na quarta-feira (2).

Continua depois da publicidade

A atual invasão da Ucrânia pela Rússia já fez com que mais de 1 milhão de pessoas deixassem o país na primeira semana do conflito e se refugiassem em nações vizinhas, principalmente na Polônia, informou o alto comissário das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), Filippo Grandi, nesta quinta-feira (3).

“Em apenas sete dias assistimos ao êxodo de 1 milhão de refugiados da Ucrânia para os países vizinhos”, escreveu Grandi no Twitter. “Para muitos milhões mais, dentro da Ucrânia, é tempo de as armas se calarem, para que possa ser prestada assistência humanitária que salve vidas”.

O alto comissário disse que, desde do início da invasão russa, o número de refugiados “cresce exponencialmente, hora a hora”, e que nunca viu “um crescimento tão rápido no êxodo de uma população” nos 40 anos em que trabalha com refugiados.

Continua depois da publicidade

Grandi reiterou a estimativa da Acnur de que a guerra pode resultar em 4 milhões de refugiados. “Até que o conflito cesse, os ucranianos continuarão a fugir”.

Com informações da Agência Brasil.