São Paulo terá mais de 100 ações para comemorar imigração japonesa

Entre as ações está o projeto Viva Japão, para promover o conhecimento da cultura japonesa em escolas públicas

Publicidade

SÃO PAULO – O estado de São Paulo fará mais de 100 ações durante todo o ano de 2008 para comemorar o centenário da imigração japonesa. O calendário oficial dos eventos no estado foi apresentado na última quarta-feira (13) pelo governador José Serra.

As ações do governo paulista se somam também às que estão programadas pela prefeitura de São Paulo, pelo Governo Federal e pela Associação para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa.

Eventos

Entre os eventos anunciados está o projeto Viva Japão, da Secretaria da Educação, que desde março de 2007 reúne professores e alunos de escola públicas para conhecer as raízes e a trajetória do relacionamento entre brasileiros e japoneses.

Cerca de 400 unidades escolares já aderiram ao projeto, e 300 mil estudantes participaram do Viva Japão.

Além disso, São Paulo terá o Festival Itinerante de Cinema Japonês, que tem o objetivo de resgatar e divulgar obras do Cine Niterói, que trouxe para o Brasil filmes produzidos no Japão.

Também haverá a instalação de escolinhas de esportes, com a inclusão de modalidades como o beisebol, que possui grande aceitação na colônia japonesa, além de convênios com Museus de Imigração no Japão para troca de informações e pesquisas.