Conteúdo editorial apoiado por

Inadimplentes têm dificuldade em contratar seguro

Conforme a Correcta Seguros, premissa vale para qualquer tipo de apólice, sendo comercializada para pessoa física ou jurídica

Publicidade

SÃO PAULO – Se o consumidor tiver o nome incluído no cadastro de inadimplentes, contratar seguro torna-se tarefa difícil. Conforme a Correcta Seguros, a premissa vale para qualquer tipo de apólice, sendo comercializada para pessoa física ou jurídica. A dificuldade ocorre até mesmo caso a pessoa tente pagar a proteção à vista.

“Essa é uma forma de seleção de risco. Existe uma série de formas para gerenciar as carteiras, e uma delas é a própria contratação“, explicou Gustavo da Cunha Mello, um dos diretores da empresa.

Golpe do seguro

Conforme Mello, nem a quitação da cota de uma vez pode ser considerada, pela companhia, como algo que garanta a segurança. “Às vezes, em alguns casos, fica o medo do golpe do seguro. Já foram verificados casos desse tipo”, constatou.

Ferramenta do InfoMoney

Baixe agora (e de graça)!

De qualquer maneira, o executivo lembra que tudo pode ser conversado. Conforme Mello, é muito comum que consumidores em busca de um seguro possuam uma conta negativada, mas não por descontrole financeiro.

“Às vezes a operadora de celular fez uma cobrança indevida e isso está sendo discutido. É necessário avaliar caso a caso, e se houver uma explicação razoável, não existe motivo para rediscutir a proposta”, disse.

Direito das seguradoras

A coordenadora da Pro Teste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor), Maria Inês Dolci, lembrou que, em situações como essa, a seguradora tem total direito de negar a contratação. “É exatamente para isso que existe o cadastro de devedores, para as empresas saberem com quem firmar seus contratos”, lembrou.

A Susep (Superintendência de Seguros Privados) foi procurada pela InfoMoney, mas não se manifestou sobre a questão.