Veja 5 mudanças que estão acontecendo no ambiente de trabalho (e como se adaptar)

Com o avanço da tecnologia, o mundo coorporativo está mudando de forma rápida e os profissionais precisam aprender a acompanhar essas mudanças

Juliana Américo Lourenço da Silva

Publicidade

SÃO PAULO – Existem conceitos que são, relativamente, novos no ambiente corporativo, como home office, horários flexíveis e trabalho remoto. Isso acontece graças ao avanço da tecnologia que permite ao profissional estar conectado à empresa independente de onde ele esteja.

Com os smartphones, o trabalho está em absolutamente todos os lugares, mudando o modo de agir, pensar e se comportar no trabalho. Com essas mudanças, uma série de regras e padrões seguidos à risca anteriormente foram adaptados para conviverem com as condições do mundo moderno.

O site Love Monday listou as cinco principais mudanças que estão acontecendo no ambiente corporativo e como o profissional pode se adaptar a elas. Confira:

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

1- Seu trabalho estará onde você estiver
Termos como “hora do rush”, “rodízio veicular” e “horário de almoço” serão riscados do seu vocabulário. Segundo o metrô de Nova York, por exemplo, os horários denominados “de pico” não existem mais, haja vista que as pessoas estão vivendo e trabalhando de maneiras diferentes. Quer um exemplo disso? Os espaços de co-working – onde você pode trabalhar junto com pessoas de áreas e interesses totalmente diferentes dos seus – estão crescendo vertiginosamente.

O trabalho remoto e o home office também só aumentam. A gigante WordPress, por exemplo, possui 100% de colaboradores remotos. Essa atitude é reforçada pela iniciativa Remote Year, que dá a oportunidade a 100 pessoas de trabalhar, durante um ano, em um país diferente por mês.

2- Você estará disponível o tempo todo
Um dos pontos negativos da tecnologia é que ela permite que qualquer pessoa te ache a qualquer momento do dia. Aquela história de trabalhar oito horas por dia, cinco vezes por semana, não existe mais. Um benefício, porém, é que os empregadores não querem mais saber quanto tempo você trabalhou, mas sim se entregou o que foi pedido.Se você quiser trabalhar de madrugada, por exemplo, mas entregar seu trabalho na data certa, tudo bem.

Continua depois da publicidade

Um fato interessante é o quão conectadas as pessoas estão e como isso afeta seu dia e até a hora de dormir. Hoje, um adulto dorme, em média, seis horas e meia por noite. Há uma década, esse número era de oito horas e no início do século XX eram dez horas. Estudos apontam que muitas pessoas têm suas noites de sono interrompidas para checar e-mails ou dados.

3- Esqueça os conceitos de trabalho integral com benefícios
Uma pesquisa conduzida pela empresa Upwork, especializada em trabalho freelance, apontou que existiam, em 2014, 53 milhões de freelancers nos Estados Unidos – cerca de 34% da força de trabalho. Nesses casos e cada vez mais, a pergunta deixa de ser “onde você trabalha” para “no que você está trabalhando no momento?”

Ainda segundo esse estudo, grande parte dos trabalhadores freelancers se sente livre e sortuda, ao passo que outra parcela tem a sensação de insegurança e busca um trabalho integral, com benefícios, que estará cada vez mais raro, já que esse conceito de “jobs” em vez de um trabalho fixo será adotado aos poucos.

Continua depois da publicidade

4- Não divida mais vida pessoal com trabalho
Sabe aquele conceito de balanço entre vida pessoal e trabalho que as empresas tanto buscam? Ele não existe mais, já que o ideal é você complementar um aspecto com o outro. Prova disso são as redes sociais, que misturam colegas de trabalho com amigos pessoais e família, ao passo que se tornaram também espaços para você divulgar seu currículo.

5- Trabalhe com o que você ama e ganhe dinheiro com isso
Aquele conceito de trabalhar apenas para pagar as contas e cuidar de sua família está cada vez mais fora da realidade, já que as pessoas buscam satisfação profissional como um dos pontos mais importantes na hora de aceitar um emprego. É claro que todo mundo tem contas a pagar e responsabilidades, mas pensar apenas nisso não é a melhor saída e certamente não fará com que você se adapte ao mundo de trabalho moderno.