Emissão de passaportes será retomada nesta sexta, diz PF

Desde a semana passada, dez Estados atendiam apenas à demanda emergencial. Em SP, RJ e PR, as solicitações nem eram mais computadas

Publicidade

SÃO PAULO – A Polícia Federal informou nesta quinta-feira (08) que a emissão de passaportes, que desde a semana passada estava interrompida em 12 Estados, será regularizada na próxima sexta-feira (09). A Casa da Moeda informou ter enviado neste mesmo dia 20 mil cadernetas para atender as superintendências em caráter emergencial.

De acordo com a própria PF, nesse período, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Norte, Pará, Piauí, Roraima, Rio Grande do Sul, Tocantins e Santa Catarina continuaram a receber os pedidos, mas atendiam apenas demandas com caráter de urgência. Em São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná as solicitações não chegavam nem a ser computadas.

Problema técnico

Esse desabastecimento de documentações aconteceu por conta de um problema técnico da Casa da Moeda, responsável pela produção do papel utilizado na confecção das cadernetas. No entanto, o envio já havia se tornado escasso em fevereiro, resultante do processo de adequação à nova tecnologia dos passaportes.

A PF informou ainda, por meio de sua assessoria de imprensa, que na próxima terça-feira (13), outros 15 mil documentos serão distribuídos; e, na quinta-feira (15), mais 10 mil.

Não é possível precisar qual a demanda mensal do passaporte, uma vez que a procura varia de semana para semana. No entanto, apenas em São Paulo, a média de emissões diárias gira em torno de mil unidades.