Lula amplia vantagem sobre Bolsonaro e adversários em disputa pela presidência, diz Ipespe

Petista mantém 42% das intenções de voto em simulações de primeiro turno e sustenta vantagem de pelo menos 17 pontos sobre adversários no segundo

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – A pouco menos de um ano das eleições, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém a dianteira na corrida ao Palácio do Planalto, segundo pesquisa feita pelo Ipespe e divulgada nesta sexta-feira (26).

O levantamento, encomendado pela XP Investimentos, indica uma vantagem mais confortável para o petista em comparação com levantamentos anteriores, mas uma leve redução no interesse do eleitor pela disputa presidencial de 2022.

Segundo a pesquisa, Lula mantém 42% das intenções de voto nas duas simulações estimuladas de primeiro turno (isto é, quando o eleitor escolhe seu candidato entre opções apresentadas pelo apresentador). Ele é seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que aparece com 25% ou 24% das menções, dependendo da lista de candidatos.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Com isso, a vantagem do petista passou de 14 pontos percentuais, em outubro, para 17 p.p., embora os cenários não sejam plenamente comparáveis ‒ já que as listas de candidatos foram modificadas ao longo da série histórica.

Os dois são seguidos pelo ex-juiz federal Sérgio Moro (Podemos) e pelo ex-ministro Ciro Gomes (PDT), que aparecem respectivamente com 11% e 9% das intenções de voto nas duas simulações de primeiro turno feitas pela pesquisa. Como a margem máxima de erro é de 3,2 pontos percentuais, o quadro configura empate técnico entre os possíveis candidatos.

Em abril de 2020, ainda não filiado a nenhum partido político, Moro chegou a contar com o apoio de 18% do eleitorado. Aquele período marcou o rompimento com Bolsonaro e a saída do Ministério da Justiça, sob alegação de sucessivas tentativas de interferência do mandatário sobre a Polícia Federal. O episódio marcou o racha entre o bolsonarismo e o lavajatismo.

Continua depois da publicidade

O Ipespe mostra que, no cenário 1, o terceiro pelotão é ocupado pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB), com 2%; o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM), o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o cientista político Luiz Felipe D’Ávila (Novo) ‒ os três com 1% cada. Os chamados “não votos” (brancos, nulos e indecisos) somam 9% do eleitorado.

Já no cenário 2, o grupo é ocupado pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), Mandetta (DEM) ‒ com 2% cada ‒, Pacheco e D’Ávila ‒ com 1% cada. Outros 8% não votariam em ninguém ou não responderam ao questionamento.

Antes das duas simulações, foi feita uma pesquisa espontânea (quando o eleitor aponta seu candidato sem que nomes sejam apresentados pelo entrevistador).

Continua depois da publicidade

Normalmente, quando mais próximo do pleito, este formato aponta para maior cristalização de apoio aos candidatos. A um ano da disputa, ele ajuda a indicar o nível de conhecimento que os eleitores têm de alguns nomes que podem participar da eleição.

Neste caso, Lula lidera com 32% das menções. Bolsonaro aparece com 22%, enquanto Ciro Gomes e Sérgio Moro dividem a terceira posição com 3% cada. João Doria tem 1%, enquanto outros possíveis candidatos não conseguiram atingir 1%. Os “não votos” somam 38%.

A pesquisa Ipespe foi realizada entre os dias 22 e 24 de novembro e contou com 1.000 entrevistas telefônicas, através do sistema CATI, com eleitores de todas as regiões do Brasil. A margem de erro estimada é de 3,2 pontos percentuais.

Publicidade

O intervalo de confiança é de 95,5%, o que significa que, se o questionário fosse aplicado mais de uma vez no mesmo período e sob mesmas condições, esta seria a chance de o resultado se repetir dentro da margem de erro máxima apontada.

O levantamento confirma um quadro de dificuldades para candidatos alternativos à polarização protagonizada por Lula e Bolsonaro a um ano das eleições. Além do espaço limitado de crescimento, o grupo lida com uma multiplicidade de potenciais candidaturas – o que tende a dividir votos e reduzir ainda mais as chances daquilo que se convencionou chamar de “terceira via”.

O risco tem sido avaliado por lideranças no bloco, que articulam conversas em torno de uma candidatura única comandada pelo entendido como o com mais chances para tirar Lula ou Bolsonaro do segundo turno. Um primeiro movimento foi feito por Mandetta, que informou ao comando do União Brasil (partido em formação a partir da união entre DEM e PSL) que não deseja mais disputar a presidência e 2022.

Continua depois da publicidade

Por outro lado, há uma expectativa de que o PSDB conclua suas prévias e lance João Doria ou Eduardo Leite como representante da sigla na corrida presidencial. A disputa entre os tucanos tem sido marcada pela desagregação do partido, trocas de ataques entre integrantes de alas rivais e por sucessivas falhas técnicas no sistema de votação escolhido.

A pesquisa feita pelo Ipespe também mediu o nível de apoio e rejeição aos nove candidatos testados. Segundo o levantamento, 62% não votariam de jeito nenhum em Bolsonaro, contra 45% que rejeitam Lula. Por outro lado, 26% afirmam que com certeza votariam no atual presidente e 8% poderiam votar. No caso do petista, são 41% e 13%, respectivamente.

Na chamada “terceira via”, Doria tem o nível mais alto de rejeição: 53%. Ele é seguido por Moro e Mandetta, ambos com 50%. O ex-juiz, por outro lado, é o possível candidato que, no grupo, conta com o maior número de eleitores que declaram voto convicto: 12%. Já Ciro Gomes lidera na faixa de potenciais eleitores, com 39% das menções.

Publicidade

Segundo turno

Foram feitas oito simulações de segundo turno. O ex-presidente Lula aparece em cinco delas, superando seus adversários com vantagem superior ao limite da margem de erro. Contra Bolsonaro, a diferença subiu para 20 pontos percentuais. Os dois passaram 8 meses tecnicamente empatados, mas a partir de junho Lula assumiu a dianteira da disputa e passou a costurar vantagem vantagem.

Quando testado com Moro, Lula aparece com 51% das intenções de voto, contra 34% do ex-juiz. Seis meses atrás, a diferença era de 3 p.p., o que configurava empate técnico. Moro chegou a liderar a disputa com vantagem superior à margem de erro em três pesquisas realizadas no ano passado.

Lula também derrotaria Ciro Gomes (50% a 27%), João Doria (51% a 22%) e Eduardo Leite (52% a 20%). Em todos os casos, a vantagem de Lula sobre os potenciais adversários supera os 17 pontos percentuais.

Além do cenário contra Lula, o nome de Bolsonaro é testado contra três potenciais adversários. O presidente não aparece à frente em nenhuma simulação. Contra Ciro Gomes, a distância cresceu para 11 pontos percentuais (44% a 33%).

Contra Doria, a desvantagem de Bolsonaro chegou a 7 p.p. (42% a 35%) – a maior já registrada nesta simulação e superior à margem de erro. Já contra Leite o quadro é de empate (35% a 35%).

Cabeça do eleitor

O levantamento também mostrou um leve recuo no grau de interesse dos eleitores no pleito de 2022. Segundo a pesquisa, 47% dizem estar muito interessados na disputa – 7 pontos percentuais a menos do que no pico observado em setembro.

Já os eleitores com “algum interesse” oscilaram de 14% para 15% no período. O grupo dos “pouco interessados” ou sem nenhum interesse no processo eleitoral, por outro lado, foi de 31% para 37% nesses dois meses.

A maioria dos eleitores (56%) diz desejar que o próximo presidente mude totalmente a forma como o Brasil está sendo administrado. Outros 26% querem que o eleito mude um pouco a forma como o país está sendo conduzido, ao passo que 14% querem continuidade.

O tema mais citado pelos entrevistados foi a educação (30%), seguido de inflação e custo de vida (15%), saúde (17%), desemprego (13%) e fome/miséria (9%). Ao todo, 40% das preocupações estão diretamente relacionadas à pauta econômica.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.