Publicidade
SÃO PAULO – Em análise que levou em consideração o atendimento ao cliente em operadoras de planos de saúde, oito das dez empresas analisadas foram reprovadas.
A análise, realizada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), considerou que a Amil, Blue Life, Bradesco Saúde, Dix Amico, Golden Cross, Intermédica, Medial Saúde e Unimed Paulistana não se enquadram num nível considerado bom de serviço, com pontuação abaixo de 80.
Etapas
A avaliação das operadoras foi realizada em várias etapas. Na primeira delas foram feitos levantamentos do nível de divulgação dos canais de relacionamento e a facilidade de acesso a estes canais.
InfoMorning
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro
Foi verificado o livro da rede credenciada de cada um dos planos de saúde e a disponibilidade de, pelo menos, um canal de relacionamento (um telefone, um endereço eletrônico, ou um site que disponibilize uma forma de contato) com o consumidor. Todas as empresas atingiram os 10 pontos previstos para esta fase.
Na segunda etapa, em que as operadoras de plano de saúde deveriam responder e-mails considerados de fácil e simples entendimento, nenhum dos SACs analisados obteve pontuação máxima (20), sendo oito a maior nota dada.
A terceira etapa considerou o atendimento telefônico das empresas e, em geral, elas não foram bem, com nenhuma delas atingindo a pontuação máxima 70 e sendo a nota maior 66,7.
Continua depois da publicidade
Análise
A tabela abaixo descreve as notas obtidas pelas empresas na análise geral e o resultado da pesquisa:
| Empresa | Pontos alcançados | Resultado |
| Amil | 74,4 | Não conforme |
| Blue Life | 75 | Não conforme |
| Bradesco Saúde | 75 | Não conforme |
| Dix Amico | 72,7 | Não conforme |
| Golden Cross | 44,2 | Não conforme |
| Intermédica | 70,7 | Não conforme |
| Medial Saúde | 70,7 | Não conforme |
| Porto Seguro | 84,2 | Conforme |
| Sul América | 82,3 | Conforme |
| Unimed Paulistana | 82,3 | Não conforme |
Conclusões
De acordo com o Inmetro, os resultados obtidos revelam uma tendência de não conformidade nos SACs das empresas de planos de saúde, que precisam melhorar a qualidade de atendimento e o treinamento de seus funcionários.