Jim Haskel, da Bridgewater: é preciso ter “nível saudável” de ceticismo em relação ao que dizem os Bancos Centrais

O episódio 39 do podcast "Outliers" traz a perspectiva da gestora fundada por Ray Dalio sobre quais são as ameaças aos investimentos nos próximos anos

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – A inflação é o maior risco que os investidores enfrentam atualmente, apontou Jim Haskel, estrategista de portfólio da Bridgewater Associates. E, segundo ele, não é um problema transitório como anunciam as autoridades monetárias de alguns países. “Se você olhar para o que os Bancos Centrais disseram e o que aconteceu, [essas declarações] geralmente não são consistentes. Tenho respeito por eles, mas é preciso ter um nível saudável de ceticismo em relação ao que dizem”.

Haskel observa uma demanda esmagadora, como resultado de uma grande expansão fiscal, e uma oferta que não consegue acompanhar esse crescimento. Por isso, esse “gargalo” colocaria os Bancos Centrais em uma posição difícil, segundo ele, porque o poder que têm de eliminar a demanda pela via da política monetária seria uma medida muito impopular. “A inflação é um risco real também porque a maioria das carteiras está concentrada em equities e ativos semelhantes, que tendem a não se dar bem com variações sustentadas na inflação”.

Jim Haskel, da Bridgewater Associates, é o convidado do 39º episódio do podcast “Outliers”, apresentado por Samuel Ponsoni, gestor de fundos da família Selection na XP, acompanhado de Carol Oliveira, coordenadora de análise de fundos da XP, e Lucas Collazo, analista de fundos e estrategista de alocação da Rico Investimentos.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ao longo do programa, Haskel conta sobre sua trajetória na Bridgewater, como é a cultura da empresa e o que ela espera de seus colaboradores. Além disso, o podcast explora a composição dos seus fundos Alpha e Beta, bem como os posicionamentos para enfrentar os percalços futuros.

Outros riscos para os investidores

Além da alta de preços, Haskel chama atenção para a ameaça de “tumultos políticos”, mesmo em países desenvolvidos, onde ele acredita que esteja mais aguda. “Nos Estados Unidos, estamos polarizados. E é muito difícil chegar a um meio do caminho onde se pode obter legislação inteligente”, relata.

Para ele, essa questão também existe na Europa, na China e em Taiwan. E isso se conecta com a inflação: quanto maior ela for, mais se agrava o risco político. Junto a isso, ele soma problemas ambientais e a maneira como as mídias sociais agravam essas tensões.

Continua depois da publicidade

China

As mudanças em importantes setores da economia chinesa, como o educacional e o imobiliário, merecem forte destaque, do ponto de vista de Haskel. “A China não está tentando fechar o capitalismo. É o inverso. Sua forma de capitalismo é algo que querem promover cada vez mais”, afirma. “Eles entendem que para atrair capital é necessário ter alguma forma de capitalismo, mas não é a de que o Ocidente desfruta ou participa”.

Para ele, esse modelo é um que satisfaz as necessidades do Estado. Há uma preocupação com desigualdade social e com a permanência do partido e do governo no controle e no poder. E, a partir daí, as empresas podem florescer como acharem adequado, descreve o executivo.

“A China quer se abrir, quer ser uma superpotência e fazer isso militar e economicamente. Mas não tem os mesmos valores que os Estados Unidos, então vai tomar decisões de cima para baixo, que são do interesse do país”, diz.

Continua depois da publicidade

Por outro lado, o estrategista enxerga um potencial competitivo dos ativos chineses em relação a outros no mundo. Ele destaca valuations mais baixos, prêmios de risco mais altos e taxas de juros elevadas que, no caso de uma desaceleração econômica, podem ser cortadas – coisa que o Ocidente não conseguiria fazer.

“Portanto, se você está buscando um portfólio mais consistente, deve abandonar todos os rótulos e pensar nas características dos fluxos de retorno. A partir dessa perspectiva, a China pertence a um portfólio global”, ressalta.

Como a Bridgewater lida com os riscos

Tendo em vista o panorama global discutido ao longo do podcast, Haskel conta que, na Bridgewater, os fundos estão comprados em commodities, estratégia que está começando a dar frutos.

Publicidade

“Estamos apostando na alta da inflação implícita, na compra de ativos atrelados à inflação, e na venda de títulos pré-fixados. Isso permite que você se beneficie se a expectativa de inflação continuar subindo, como tem acontecido”, esclarece.

Outro ponto desse plano é a venda de ações dos Estados Unidos, principalmente as dominadas por tecnologia, e o investimento em outros mercados com valuations maiores.

A entrevista completa e os episódios anteriores podem ser conferidos pelo Spotify, Deezer, Spreaker, Apple e demais agregadores de podcasts.

Continua depois da publicidade

CDB com 300% do CDI? XP antecipa Black Friday com rentabilidade diferenciada para novos clientes. Clique aqui para investir agora!