Publicidade
SÃO PAULO – O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e o ministro das Cidades, Márcio Fortes, assinaram na terça-feira (8 de agosto) um protocolo de intenções quanto à implementação do Sistema de Identificação Automática de Veículos (IAV) nos carros da cidade.
O objetivo, segundo Kassab, é combater o crime organizado, que tem assustado a população paulistana, ao permitir a rápida identificação dos automóveis roubados, além de evitar a clonagem e ajudar na fiscalização da arrecadação do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores). Os dados contidos nos chips serão confidenciais.
Custos por conta da empresa responsável
Quanto aos custos de instalação e do próprio dispositivo, os motoristas não têm de se preocupar: eles ficarão por conta da empresa que ficar responsável pela sua operação em uma primeira fase.
Planejamento financeiro
Baixe gratuitamente!
O documento estabelece que o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) deverá regulamentar o uso dos chips. À prefeitura, caberá enviar um Projeto de Lei para a Câmara Municipal para que a implementação seja autorizada definitivamente.