Alta de volumes e tarifas impulsiona receita da Rumo no 2º tri, mas lucro cai

No relatório de resultados, a Rumo explicou que teve um ganho não recorrente de 316 milhões de reais no segundo trimestre de 2020

Reuters

Publicidade

SÃO PAULO (Reuters) – A concessionária de logística Rumo (RAIL3) teve aumento de receitas no segundo trimestre, favorecida pelo aumento de volumes transportados e das tarifas cobradas de clientes, mas efeitos ligados à renovação da Malha Paulista pesaram no lucro.

A companhia, controlada pela Cosan, anunciou nesta quinta-feira que seu lucro líquido de abril a junho somou 314 milhões de reais, queda de 22,4% sobre um ano antes.

No relatório de resultados, a Rumo explicou que teve um ganho não recorrente de 316 milhões de reais no segundo trimestre de 2020, ligados à renovação da concessão da malha ferroviária paulista.

Continua depois da publicidade

“Portanto, sem este efeito, o lucro líquido apresentou forte expansão ano contra ano”, afirmou a Rumo no documento.

No trimestre, o volume transportado pela companhia atingiu 17,9 bilhões de toneladas equivalentes (TKU), 9,1% maior do que um ano antes, com destaque para o crescimento de produtos industriais, que tiveram expansão de 30% a 40%.

Com isso, a receita líquida da companhia no período somou 2,216 bilhões de reais, expansão de 21,2% ano a ano, refletindo também o aumento de 14% das tarifas cobradas, o que a Rumo atribuiu ao repasse da alta do preço de combustíveis e às melhores negociações de contratos.

Continua depois da publicidade

O resultado operacional medido pelo lucro antes de impostos, juros, depreciação e amortização (Ebitda) foi de 1,196 bilhão de reais. A margem Ebitda atingiu 54%, alta de 3,3 pontos percentuais.

A Rumo mencionou que há chance de aumento das exportações de soja em cerca de 3 milhões de toneladas no segundo semestre. Por outro lado, suspendeu as previsões para transporte de milho neste ano, devido a quebras de safra severas de Mato Grosso do Sul, Paraná e Goiás, o que pode resultar em exportações menores.

Você pode fazer da Bolsa a sua nova fonte de renda. Inscreva-se, participe gratuitamente do maior evento de Trade do Brasil e aprenda como ganhar dinheiro com ações.