Prefeitura de São Paulo adianta vacinação de todos os adultos para este sábado; saiba como vai funcionar

Antecipação foi possível graças à chegada de mais lotes de vacinas: 410 mil doses da Pfizer, 400 mil da CoronaVac e mais de 67 mil da AstraZeneca

Equipe InfoMoney

(Pixabay)

Publicidade

SÃO PAULO – A cidade de São Paulo vai iniciar a vacinação contra a Covid-19 de todos os adultos com 18 anos ou mais neste fim de semana, a novidade foi anunciada nesta quarta-feira (11) durante a vacinação no drive-thru do Tribunal de Contas do Município (TCM) pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) e o secretário de Saúde, Edson Aparecido.

A prefeitura vai promover uma ação chamada “Virada da Vacina”, uma espécie de evento que vai durar 34 horas e tem início na manhã de sábado (14) e vai até as 17h de domingo (15). São esperadas 600 mil pessoas nos dois dias, de acordo com o comunicado da prefeitura enviado ao InfoMoney após o contato.

A novidade vai antecipar o calendário previsto até então. No sábado, apenas o público de 21 anos seria vacinado. Isso porque nesta terça, o grupo de 24 anos teve acesso às vacinas na cidade. Na quinta-feira (12), será a vez de quem tem 23 anos. Na sexta-feira (13) serão vacinados quem tem 22 anos, ao todo 150.727 pessoas.

Continua depois da publicidade

A vacinação foi fracionada por horários para abranger mais faixas etárias já a partir deste sábado (14). Com a novidade, o calendário na cidade de SP ficou assim:

Datas Público-alvo 
11 de agosto 24 anos ou mais
12 de agosto 23  anos ou mais
13  de agosto 22 anos ou mais
“Virada da Vacina” 14 de agosto (sábado) até 19h:  20 e 21 anos ou mais
“Virada da Vacina” 14 de agosto (sábado) A partir das 19h até 7h do domingo: 18 anos ou mais
“Virada da Vacina” 15 de agosto (domingo) 18 anos ou mais

A operação vai funcionar durante toda a madrugada, inclusive, por meio de 13 megadrive-thrus e  um megaposto espalhados na cidade e focada apenas na primeira dose aplicada nas pessoas dentro de seus carros. A aplicação das segundas doses será retomada a partir de segunda-feira (16).

Confira os locais informados pela Prefeitura, que vão atender a população durante a “Virada da Vacina”:

Continua depois da publicidade

1) Clube Paineiras do Morumbi (av. Dr. Alberto Penteado, 605);
2) Shopping Interlagos (av. Interlagos, 2.255, estacionamento subsolo, portão5);
3) Shopping Jardim Sul (rua Nelson Gama de Oliveira, s/nº, em frente ao nº 439);
4) Club Athletico Paulistano (rua Honduras, 1.400);
5) Novartis (av. Professor Vicente Rao, 90);
6) Anhembi (rua Olavo Fontoura, portão 38);
7) Memorial da América Latina (rua Tagipuru, 500, referência: portão 2);
8) Shopping Anália Franco (av. Regente Feijó, 1.739);
9) Igreja Boas Novas (rua Marechal Mallet, 535);
10) Cantareira Norte Shopping (av. Raimundo Pereira de Magalhães, 11.001);
11) Arena Neo Química Corinthians (av. Miguel Ignácio, 2.492 Curi, portão E4);
12) Mega Vila Maria (rua Gastão Madeira, 226);
13) Shopping Aricanduva (avenida Aricanduva, 5.555, estacionamento Auto Shopping. Acesso pelo portão P4);
14) Megaposto FMU Santo Amaro (av. Santo Amaro, 1.239).

Ainda, outros oito drive-thrus funcionam sábado e domingo, das 8h às 17h:

1) Autódromo de Interlagos (rua Jacinto Júlio, altura do nº 589, Portão 9, entrada KRF);
2) TCM (av. Ascendino Reis, 1130, portão D);
3) Parque Villa-Lobos (av. Prof. Fonseca Rodrigues, 1.025, Portão 3);
4) Clube Atlético Monte Líbano (rua do Gama, 261, Jardim Luzitania);
5) Hospital Dom Alvarenga (av. Nazaré, 1.361, Ipiranga);
6) Subprefeitura de M’Boi Mirim (avenida Guarapiranga, 1.695, Parque Alves de Lima);
7) Subprefeitura do Itaim Paulista (avenida Marechal Tito, 3.012, Itaim Paulista);
8) Shopping Campo Limpo (estrada do Campo Limpo, 459, Vila Prel).

A lista completa de postos pode ser encontrada no site Vacina Sampa.

Incentivo à vacinação

Essa antecipação da vacinação será possível porque a cidade recebeu novos lotes das três vacinas em uso hoje: foram 410 mil doses da Pfizer, 400 mil da CoronaVac e mais de 67 mil da AstraZeneca, conforme o prefeito explicou.

Publicidade

“A ação acontece para incentivar os jovens a se vacinarem, encerrando o calendário de primeira dose para os adultos da cidade de São Paulo”, afirmou a prefeitura na nota enviada à imprensa.

Ainda, o prefeito ressaltou que todas as vacinas disponíveis foram aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e que não há necessidade nem possibilidade de escolher um imunizante específico na cidade de São Paulo.

Segundo o secretário Edson Aparecido, a megaoperação de vacinação na capital já estava no planejamento da gestão municipal. “Estávamos no aguardo do recebimento das doses. Essa ação será possível graças ao empenho dos profissionais de saúde, parceiros, e a adesão dos paulistanos à vacina antiCovid na capital.”

Continua depois da publicidade

O secretário ainda destacou que a estratégia é alcançar, o mais rápido possível, 100% de pessoas acima de 18 anos vacinadas, ao menos com a primeira dose, no município.

De acordo com dados da prefeitura, nesta terça (10), a cidade atingiu o índice de 90% da população elegível com pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19. Outros 37% estão vacinados com as duas doses ou com a dose única.

Documentos necessários e pré-cadastro

Para evitar qualquer tipo de problema na hora da vacinação, a prefeitura também ressaltou quais os documentos necessários: é obrigatório o cidadão apresentar no ato da vacinação um comprovante de residência na capital, juntamente com os documentos pessoais, preferencialmente CPF e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Publicidade

“O comprovante de endereço no município de São Paulo pode ser apresentado de forma física ou digital. Se não houver no próprio nome do munícipe, serão aceitos comprovantes em nome do cônjuge, companheiro, pais e filhos, desde que apresentado também um documento que comprove o parentesco ou estado civil, como Registro Geral (RG), certidão de nascimento, certidão de casamento ou escritura de união estável”, disse a prefeitura em nota.

O preenchimento do pré-cadastro no site Vacina Já não é obrigatório, mas agiliza o tempo de atendimento nos postos de vacinação. Basta inserir dados como nome completo, CPF, endereço, telefone e data de nascimento.

Em curso gratuito de Opções, professor Su Chong Wei ensina método para ter ganhos recorrentes na bolsa. Inscreva-se grátis e participe.