Pesquisa revela que 92% das jovens entrevistadas mudariam o corpo

Segundo estudo de Harvard, a influência da mãe (52%) é a principal causa da mudança, seguida por amigas (49%)

Publicidade

SÃO PAULO – Segundo pesquisa realizada pela Universidade de Harvard com 3,3 mil mulheres em dez países, 92% das adolescentes entrevistadas, com idade entre 15 e 17 anos, gostariam de mudar algo em seu corpo.

A intenção, de acordo com o estudo, se dá por diversas razões: pouco mais da metade (52%) tem essa opinião por influência da mãe, 49% por causa das amigas e 15% em função dos meninos. A mídia foi o motivo apontado por outras 7% das entrevistadas.

Cirurgias plásticas: aumento de 1000%

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), que revelou aumento de 1000%, nos últimos nove anos, no total de cirurgias plásticas entre adolescentes de 15 a 18 anos, o estudo não surpreende.

Segundo a cirurgiã plástica Loriti Breuel, membro da Sociedade, o jovem fica com a auto-estima baixa e isso começa a influenciar a vida social e o desenvolvimento. “Uma simples correção pode alterar o comportamento e trazer mais confiança ao adolescente”, afirmou Breuel.

Auto-estima

Estudo da SBCP revela que 72% dos adolescentes já evitaram atividades como ir a escola, a uma festa, a academia ou dar opinião em público, por não se sentirem à vontade com a própria aparência.

De acordo com Loriti, as plásticas para corrigir imperfeições na orelha e nariz são as mais pedidas, seguidas pelo aumento e diminuição de mamas e a lipoaspiração. A cirurgiã revela ainda a elevação da procura pela intervenção cirúrgica durante as férias de julho pois, além dos jovens não perderem aula, ainda têm o pós-operatório favorecido pelo inverno.

Continua depois da publicidade

Entretanto, os especialistas alertam que a cirurgia plástica em jovens deve ter cuidados especiais, pois nessa fase acontecem várias mudanças hormonais e o corpo não está totalmente desenvolvido.