Publicidade
SÃO PAULO – Um dia após a divulgação de nota da Receita Federal alertando os contribuintes para o recebimento de e-mails fraudulentos, agora a vez é do Banco Central. Em nota divulgada nesta quarta-feira, dia 15, a autoridade monetária alerta para a ação de fraudadores na internet.
Segundo informou o Banco Central, os fraudadores estariam enviando mensagens orientando os usuários sobre como proceder para obter confirmação de empréstimos renováveis. Caso o link incluído no e-mail seja acionado, será instalado um programa do tipo trojan na máquina do usuário, que permitirá ao fraudador roubar todas as suas senhas.
BC não envia e-mails
Assim, a recomendação é de que os usuários não abram ou salvem nenhum tipo de arquivo anexado nestes e-mails, ou cliquem em links de e-mails desta natureza. Com exceção das consultas específicas feitas por clientes de instituições financeiras, o Banco Central também informa que não envia e-mails diretamente aos correntistas e usuários do sistema financeiro.
Em caso de dúvidas, o Banco Central informa que os usuários devem entrar em contato com as Centrais de Atendimento do Banco Central, por meio do telefone 0800 99 2345. E, que o acesso ao site do Banco Central só pode ser feito através dos seguintes endereços: http://www.bcb.gov.br; http://www.bancocentral.gov.br ; http://www.bacen.gov.br.