Ações da Sabesp fecham em baixa de 4,7% após fala de secretário de SP sobre data para privatização ou capitalização

Ao Valor, Marcos Penido afirmou que o Governo não deverá levar adiante nem a capitalização nem a privatização até 2022. 

Equipe InfoMoney

(Divulgação/Sabesp)

Publicidade

SÃO PAULO – Além da crise hídrica acender o alerta para a Sabesp (SBSP3), uma vez que a companhia foi bastante impactada em 2014 com os baixos níveis dos seus reservatórios, uma outra notícia afetou as ações na sessão desta sexta-feira (28), fazendo com que a ação fechasse em queda de 4,74%, a R$ 39,96, maior baixa do índice.

Marcos Penido, secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, afirmou em entrevista ao Valor Econômico que o Governo de São Paulo não deverá levar adiante nem a capitalização nem a privatização da Sabesp até 2022.  O foco neste momento, disse ele, é a universalização dos serviços.

“O marco legal [do saneamento] trouxe para nós uma obrigação, uma responsabilidade muito grande, então estamos focados na universalização. Neste ano e no ano que vem, vamos deixar estruturadas todas as ações necessárias para que todos os 370 municípios [com operação da Sabesp] tenham a universalização. Quaisquer outras ações estão fora do nosso radar até o final do ano que vem”, afirmou.

Continua depois da publicidade

Vale ressaltar que, em abril, Henrique Meirelles, secretário da Fazenda do governo de São Paulo, tinha afirmado que o estado deixaria para 2022 a capitalização da Sabesp, um processo considerado mais complexo. Ele ainda apontou que o governo ainda avalia se fará uma capitalização parcial (sem entrega do controle) ou total, o que corresponderia a uma privatização.

A expectativa em torno da privatização da Sabesp ganhou força após aprovação do novo marco regulatório do saneamento básico no país, que, entre outras mudanças, abriu caminho para o aumento da presença da iniciativa privada sobre o setor que hoje depende praticamente de entes estatais.

Procurado pela Reuters, a secretaria de Infraestrutura de São Paulo afirmou em nota que “nesse momento a prioridade é a universalização dos serviços, a previsão é de que o processo de capitalização da companhia possa ocorrer ao longo de 2022”.

Continua depois da publicidade

(com Reuters)

Sócia da XP Investimentos oferece curso gratuito de como alcançar a liberdade financeira. Clique aqui para se inscrever.