Aulas on-line ou presenciais: como decidir?

Mas, afinal, como decidir se as aulas online são adequadas para você?

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Em meio a uma rotina cada vez mais agitada, é crescente o número de pessoas que aderem à cursos online, tais como os MOOCs. Adquirir novos conhecimentos sem ter rotinas preestabelecidas e no conforto do lar são ofertas tentadoras a quem não tem muito tempo livre. Entretanto, ainda é bastante comum a dúvida sobre aderir ou não a cursos online.

A verdade é que aulas online de qualidade oferecem os mesmos conteúdos que seriam aprendidos presencialmente, sendo o grande diferencial a disciplina que se exige do aluno, afinal, é ele quem deverá organizar atividades e estudos, sem a cobrança de um professor.

A principal vantagem de cursos a distância é a flexibilidade que eles oferecem: a chance de poder aprender de forma livre e independente é muito atraente para alunos que gostam de estudar por conta própria. Por outro lado, perde-se a vivência em sociedade e a chance de conhecer pessoas novas.

Continua depois da publicidade

Mas, afinal, como decidir se as aulas online são adequadas para você?

Não existe uma fórmula para chegar à resposta certa, mas responder às seguintes perguntas pode ser um bom começo:

1 – Eu tenho responsabilidade o bastante para estudar sozinho?

Continua depois da publicidade

2 – A convivência com colegas não me fará falta?

3 – Minha rotina exige que eu estude em horários alternativos?

Refletindo calma e seriamente sobre essas questões será mais fácil chegar a uma decisão, e seja qual for a sua, saiba que o importante é que você esteja cada vez mais disposto a aprender, afinal, o conhecimento transforma.

Publicidade

Veja mais matérias de Carreira no Universia.

Tópicos relacionados