Publicidade
SÃO PAULO – Termina daqui a um mês o prazo para que as empresas se inscrevam no programa de Conectividade Social da Caixa. Iniciado em 16 de fevereiro o programa permite acesso a informações sobre o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) através da internet.
Ao todo 2.972.981 empresas deverão, obrigatoriamente, efetuar a certificação. Vale lembrar que o calendário de inscrição varia de acordo com o nome e número de empregados registrados da empresa. A Caixa informa sobre o calendário através do telefone 0800 5740101 ou (11) 6612-2600.
Como funciona o Conectividade Social
Como empresário, você já deve ter ouvido falar do Conectividade Social, mas não necessariamente sabe como o programa funciona. Em primeiro lugar é preciso saber que a certificação se tornou obrigatória a todas empresas que se relacionam com o FGTS e prestam informações à Previdência Social, após publicação da Portaria nº 116 de 09/02/04, dos Ministérios da Previdência Social e do Trabalho e Emprego.
Continua depois da publicidade
Trata-se basicamente de um canal eletrônico de relacionamento disponibilizado pela Caixa Econômica a todas as empresas de forma gratuita. Com o programa, é possível efetuar qualquer transação pela internet, sem a necessidade de ir até o banco.
Com isto, pode-se transmitir pela rede ou no ambiente da própria empresa qualquer arquivo gerado pelo programa SEFIP – Sistema de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social, de forma que deixa de ser obrigatório encaminhar os referidos dados por disquete à CEF.
Além disto, a empresa pode acessar todas informações do FGTS de seus trabalhadores pelo Conectividade Social, assim como realizar alterações cadastrais e comunicações de afastamento do empregado, tudo pela internet. Com isto, o empregado afastado fica com a tarefa de apenas se dirigir ao banco para receber o seu dinheiro do FGTS, facilitando assim, além da vida do empregador, a sua vida também.
Como obter a certificação
Para obter a certificação digital, as empresas devem procurar a Caixa Econômica, que atende através de suas duas mil agências, além das 75 salas distribuídas em todo o país exclusivamente para realizar a Certificação Eletrônica. Os endereços também pode ser obtidos por telefone junto à CEF.
O primeiro passo para utilizar o Canal Eletrônico de Relacionamento é obter a Certificação Eletrônica, através da internet no site www.caixa.gov.br/empresa/empregador. O empresário irá gravar em disquete um pré-certificado, que deverá ser entregue em uma agência da Caixa, onde receberá as orientações para prosseguir com a certificação e inclusão da senha inicial ao programa.
Vale lembrar que junto com o contrato, o responsável pela empresa deve também levar o Termo de Adesão. Por último, é preciso destacar que este representante deve estar definido em contrato social/estatuto da empresa.