Como a força do agronegócio ajudou a RNI Rodobens na pandemia: “o ano que mais conseguimos crescer”

CEO e gerente de RI da empresa participaram de live do InfoMoney e comentaram sobre o foco no Casa Verde e Amarela, do governo federal, e planos para 2021

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – A temporada de resultados do quarto trimestre mostrou que muitas empresas brasileiras, mesmo com a pandemia do coronavírus, conseguiram entregar bons resultados em 2020, mas no caso da RNI (RDNI3), incorporadora do grupo Rodobens, o ano passado foi o de maior desenvolvimento da companhia.

E boa parte desse bom resultado no ano passado se deu por conta do setor de atuação da companhia, que é voltada para a baixa renda — em especial o programa do governo Casa Verde Amarela —, e também no interior do país, em regiões com maior atuação do agronegócio.

“Crescemos e nos desenvolvemos no interior do Brasil, onde existe uma resiliência de renda […] A pandemia trouxe muitas preocupações, mas foi o ano que mais conseguimos desenvolver a empresa, tivemos recorde em tudo”, disse Carlos Bianconi, CEO e diretor de Relações com Investidores da RNI, em live do InfoMoney nesta segunda-feira (29)..

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Segundo o executivo, por estar longe dos grandes centros do país, a companhia consegue explorar mais esse setor da economia que “emprega o ano todo”, que seria a agropecuária. “[Nos segmentos] de supereconômico e baixa renda, nós temos um déficit habitacional importante, e o cliente assalariado ou com capacidade de renda acaba buscando sempre trocar o valor do aluguel pela parcela da casa própria, e é aí que nós atuamos”, explica.

Bianconi ressalta ainda as curvas crescentes de lançamentos e vendas da companhia em 2020 e que deve se manter este ano. Já Henrique Ravazzi, gerente de relações com investidores da companhia, destaca ainda que a estratégia da RNI no lado digital para driblar os impactos da pandemia tem tido bons resultados e foi bem aceita pelos clientes.

A entrevista faz parte do projeto Por Dentro dos Resultados, no qual CEOs e outros executivos importantes de empresas da Bolsa comentam os balanços do quarto trimestre de 2020 e o desempenho anual das companhias, e falam também sobre perspectivas. Para não perder as próximas lives, que acontecem até o início de abril, se inscreva no canal do InfoMoney no YouTube.

Continua depois da publicidade

O CEO da empresa também relembrou a live que fez com o InfoMoney em novembro do ano passado, em que dizia que a RNI estava “na sombra do mercado”, dizendo que sente que o cenário ainda é o mesmo porque a ação da companhia ainda não tem subido forte.

“A gente sabe que o principal motivo é a falta de liquidez”, destaca. Neste cenário, ele afirma que a companhia estava pronta para realizar uma oferta de ações (follow on), o que ajudaria a aumentar a liquidez, mas o plano foi adiado por conta do mau humor do mercado neste início de ano.

Segundo Bianconi, porém, os planos para a oferta continuam: “dentro de casa estamos fazendo a lição e cuidando da companhia […] vamos esperar que a Bolsa volte para um cenário mais positivo para retomar [a oferta]”.

Continua depois da publicidade

Sobre as perspectivas, o executivo destaca que mantém o otimismo que tinha desde o ano passado, mesmo com a pressão da pandemia e das contas públicas do País. Os dois pontos que eles estão mais atentos e que podem gerar alguns desafios nos próximos meses são a alta dos juros e o custo dos materiais de construção, mas que a empresa está preparada para lidar com isso. Assista à live completa acima.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.