Crise demanda mais reservas globais por instituições multilaterais, diz Yellen

Ela ressaltou que as instituições financeiras nos Estados Unidos estão "mais saudáveis hoje"

Estadão Conteúdo

Publicidade

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, afirmou que a vacinação é crítica para a recuperação do nível de atividade no país.

Ela ressaltou que as instituições financeiras nos Estados Unidos estão “mais saudáveis hoje” devido sobretudo às ações emergenciais adotadas pelo governo americano e pelo Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) para ajudar a mitigar a recessão provocada pela pandemia do coronavírus.

Yellen também destacou em audiência no Senado que a crise atual demanda mais reservas globais por instituições multilaterais, como o Fundo Monetário Internacional.

Continua depois da publicidade

“O aumento do montante de SDRs sigla em inglês para Direitos Especiais de Saques, uma reserva suplementar internacional criada pelo FMI pelo FMI ajudará a alocar mais recursos para países com baixa renda”, comentou a secretária do Tesouro.

BlackRock

Janet Yellen ainda afirmou que “é importante reguladores terem atenção sobre riscos administrados pela BlackRock e outras firmas.” O comentário foi feito como resposta a pergunta da senadora democrata Elizabeth Warren, na qual questionou “de forma hipotética, o que aconteceria à economia do país se a BlackRock, que administra perto de US$ 9 trilhões em ativos”, enfrentasse sérios problemas e eventualmente quebrasse.

“Riscos enfrentados por assets são diferentes dos enfrentados por bancos”, acrescentou Yellen.

Continua depois da publicidade

Participe do Treinamento gratuito Scalper Pro e entenda como extrair lucro e controlar riscos na Bolsa em operações que duram minutos ou segundos! Inscreva-se aqui.