Giuliana Flores: a história completa da floricultura que cresceu 140% durante a pandemia

A história da Giuliana Flores e seu fundador, Clóvis Souza, é tema do 81º episódio do podcast Do Zero ao Topo

Letícia Toledo

Publicidade

SÃO PAULO – Se Clóvis Souza tivesse compartilhado seu plano sobre montar um e-commerce, nos anos 2000, com qualquer investidor ou empresário de tecnologia da época, eles provavelmente o teriam tachado de louco. Por sorte, Souza era fundador de duas lojas da ainda pequena Giuliana Flores, de São Caetano do Sul (SP), e estava há quilômetros de distância da quebradeira de empresas de tecnologia no famoso estouro da Bolha PontoCom.

“O pessoal sempre diz que eu fui muito corajoso em montar um site em pleno estouro da bolha, mas eu nem sabia que isso estava acontecendo, eu não vivia nesse mundo. Só fui saber dessa bolha anos depois”, afirmou o empreendedor em entrevista ao podcast Do Zero ao Topo.

Desta vez, enquanto o país e o mundo enfrentam outra crise — muito mais profunda e grave —, a situação de Clóvis e da Giuliana Flores é bem diferente. Maior floricultura online da América Latina, a companhia viu sua demanda mais que dobrar por conta da pandemia e entregou mais de 680 mil pedidos em 2020, ante os 320 mil pedidos em 2019. Seu faturamento cresceu 140%.

Continua depois da publicidade

A história da Giuliana Flores é tema do 81º episódio do podcast Do Zero ao Topo. É possível seguir o programa e escutar a entrevista em  ApplePodcastsSpotifyDeezerSpreakerGoogle PodcastCastbox, Amazon Music e outros agregadores de áudio do país.

Souza começou a trabalhar em uma floricultura aos 10 anos de idade. A paixão pelo negócio surgiu assim que o menino montou seu primeiro arranjo. Com 19 anos, em 1990, Souza prestava serviços para diversas floriculturas quando, tendo sua sogra na época como sócia, conseguiu alugar uma loja de 32 metros quadrados em São Caetano do Sul. A inspiração para o nome da floricultura de Clóvis veio de sua até então namorada, a Giuliana.

“No ano de 2000 eu me deparei com um catálogo virtual e vi que um site ia permitir que eu criasse e divulgasse muito mais arranjos do que um folder de papel”, conta Souza sobre a decisão de montar um site.

Continua depois da publicidade

No início, a plataforma apenas mostrava imagens dos arranjos disponíveis. Para fazer um pedido, o cliente precisava ligar para Clóvis e informar o número de seu cartão para concretizar a venda. Confira a história completa da empresa no podcast.

Sobre o Do Zero ao Topo

O podcast Do Zero ao Topo traz, a cada semana, um empresário de destaque no mercado brasileiro para contar a sua história, compartilhando os maiores desafios enfrentados ao longo do caminho e as principais estratégias utilizadas na construção do negócio.

O programa já recebeu nomes como André Penha, cofundador do QuintoAndar, David Neeleman, fundador da Azul, José Galló, executivo responsável pela ascensão da Renner, Guilherme Benchimol, fundador da XP Investimentos, Artur Grynbaum, CEO do Grupo Boticário, Sebastião Bonfim, criador da Centauro e Edgard Corona, da rede Smart Fit.

Letícia Toledo

Repórter especial do InfoMoney, cobre grandes empresas de capital aberto e fechado. É apresentadora e roteirista do podcast Do Zero ao Topo.